BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Archive for 01/02/2012 - 01/03/2012

HEMOPE de Arcoverde pede doadores com urgência




Após uma bem sucedida campanha de carnaval para uma ação de solidariedade, que é a doação de sangue, o Hemope de Arcoverde, dar continuidade a coleta para  suprir a demanda de pessoas que necessitam receberem sangue. 

De acordo com informações do diretor da unidade, Dr. José Ivan, as doações, durante o período do carnaval, foi o suficiente para o período. Apesar do estoque ser bom, existe um deficit de coleta de 10%, por conta disso é necessário que mais doadores se disponham a participar das coletas diárias, o deficit maior fica por conta dos tipos (A -), (B -) e em especial o (O negativo). O diretor faz um apelo às pessoas que tenham condições de fazer essas doações, que elas possam se dirigir ao HEMOPE no horário de 8 ao meio dia de Segunda a Quinta-feira. O processo é simples, a pessoa passa por uma pequena triagem onde é avaliada as condições do doador. 

Os interessados tem que ter de 18 a 65 anos, se for a primeira vez, e até 67 se já for doador. E uma boa notícia para  os interessados em concurso público, o edital para novas contratações no Hemope, será publicado ainda nesse primeiro semestre. Algumas vagas estarão disponíveis para  Arcoverde, com isso, segundo Dr. José Ivan, o horário de atendimento para coletas passará a ser  também no período da tarde.

Confira o quadro de vagas para todo Estado.

Profissionais
Vagas
ASSISTENTE SOCIAL
24
BIOMÉDICO/FARMACÊUTICO
30
ENFERMEIRO
51
FISIOTERAPEUTA
2
MÉDICO
34
NUTRICIONISTA
4
PSICÓLOGO
1
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
69
TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE NÍVEL MÉDIO
47
AUXILIAR DE LABORATÓRIO
17
AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
2
TOTAL
281

O Hemope Arcoverde fica localizado na Avenida Joaquim Nabuco, bairro São Cristovão. Outras informações: (87) 3821-8550.

Fonte: VI GERES
Postado: 22:49

Secretário de Agricultura assina ordem de serviço de laboratório no IPA Arcoverde com a presença do Deputado Júlio Cavalcanti (PTB)‏




Na próxima sexta-feira, o Secretário de Agricultura do Estado, Ranilson Ramos, chega a Arcoverde para dar a ordem de serviço de construção do Laboratório de Melhoramento Genético na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Arcoverde, uma das unidades de referência na seleção de animais no Nordeste. O investimento é da ordem de R$ 480 mil, que proporcionará ganhos reais na produção da bacia leiteira de todo o Estado.

O projeto prevê a criação de uma moderna unidade de processamento de sêmen e de produção de embriões in vitro, além de pesquisas e seleção de animais por marcadores moleculares. Com isso, será possível monitorar a qualidade genética dos bezerros desde o seu nascimento, assegurando a obtenção de animais da raça girolando de alta linhagem e mais adaptados às condições climáticas do Semiárido pernambucano.

A solenidade será às 17h, na sede do IPA e contará coma presença do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) e do Prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (PTB), além de outras autoridades.

Postado: 22:40

1ª "Consocial" tem expressiva representação arcoverdense‏




Com o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, aconteceu, ontem (28), no Seminário São José,em Pesqueira, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social.A Prefeitura de Arcoverde levou uma expressiva comitiva de servidores de diversos setores, entre eles, Saúde, Assistência Social, Finanças, Fundo de Previdência, Controladoria, Comunicação e Aesa.

Com o tema: “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, a conferência foi presidida pela prefeita da cidade, Cleide Oliveira e ainda contou com a participação de diversas autoridades locais entre secretários de governo, vereadores e promotores.

“É com muita satisfação, que estou vendo concretizar o sonho de trazer a participação popular para a administração pública”, declarou a promotora do município Jeane, durante a abertura do evento, que teve a participação ainda de municípios do Consórcio Dom Mariano:  Alagoinha, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa. “Nós temos muita dificuldade em reunir todos os municípios do estado nessas conferências, mas o que importa é o comprometimento das pessoas, que comparecem e se propõem a debater e propor idéias para uma melhor transparência no poder público”, explica a coordenadora do evento, Dirce Gomes.

Dentro da programação, que aconteceu durante todo o dia, o auditor da Controladoria Geral da União/CGU, Abelardo Lessa, ministrou uma palestra de contextualização, na qual explanou sobre aplicação e controle dos recursos públicos, o que serviu para nortear os trabalhos de elaboração de propostas de combate à corrupção. O público foi dividido em quatro grupos, de acordo com os eixos temáticos do evento e deles saíram proposições, que serão levadas ao Consocial Estadual, no Recife, entre os dias 01 a 04 de abril. Para essa nova etapa, houve a eleição de 20 delegados do Agreste Setentrional e do Sertão do Moxotó, dentre eles, Arcoverde levará quatro representantes: Fernanda de Souza (Controladoria Municipal); Paula Iara (Conselho dos Idosos); Ézio Antonio (OAB) e Luciano Pacheco (Câmara dos Vereadores).

As diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Teresa Padilha
Assessoria de Imprensa da PMA

Prefeitura convoca servidores para abertura de conta salário na CEF‏






A Prefeitura Municipal de Arcoverde convoca os servidores ativos e inativos a comparecerem ao espaço cultural João Suassuna, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - Aesa, a partir do dia 05 de março, das 8h às 15h, para o cadastro da conta salário da Caixa Econômica Federal.

É preciso, que os funcionários estejam munidos das cópias da  Identidade, CPF e Comprovante de Residência.

A CEF estará encaminhando, nos próximos dias, o cartão da conta, para que, todos possam receber os salários de fevereiro nas agencias do banco ou nas casas lotéricas.

“Possuímos cerca de 2600 funcionários ativos e inativos. Para facilitar e organizar o processo, o atendimento será realizado por secretaria.”, explica o secretario de administração, Aluísio Brito.

No dia 05, segunda-feira, devem comparecer os servidores das secretárias de Governo, de desenvolvimento econômico, de finanças, de turismo, de administração e estagiários.

No dia 06 (terça-feira), devem comparecer os funcionários das secretarias de obras e projetos especiais, de serviços públicos e meio ambiente, de agricultura e de secretaria de ação social.

No dia 07 a 09 é a vez dos funcionários da Saúde, que serão divididos pelas iniciais dos nomes. No dia 07, serão as pessoas com os nomes iniciados de A a I.; No dia 06, de J a M e no dia 09, de N a Z.

Os aposentados e pensionistas podem fazer o cadastro durante todos os dias de 05 a 09 de março. Já os retardatários, ficam para o dia 10, das 9 às 13h. Segue abaixo o calendário. Fique de olho!

CALENDÁRIO DE ABERTURA DE CONTAS NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

LOCAL: AESA – ESPAÇO CULTURAL JOÃO SUASSUNA
HORÁRIO: 08H ÀS 15H


DIA 05/03

SECRETARIA DE GOVERNO
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
SECRETARIA DE FINANÇAS
SECRETARIA DE TURISMO
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
ESTAGIÁRIOS

DIA 06/03

SECRETARIA DE OBRAS E PROJETOS ESPECIAIS
SERVIÇOS PÚBLICOS E MEIO AMBIENTE
SECRETARIA DE AGRICULTURA
SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL


DIAS DE 7 A 9/03

SECRETARIA DE SAÚDE

- DIA 07/03 - LETRAS: A a I
- DIA 08/03 – LETRAS: J a M
- DIA 09/03 – LETRAS: N a Y

DIAS 5 A 9/03

APOSENTADOS E PENSIONISTAS – FUMPREMARC
AESA/ESSA/CESA

DIA 10/03

RETARDATÁRIOS
Hora: 09h à 13h


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
CÓPIA DO CPF
RG
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Fonte: Arcoverdedetodos
Postado: 14:55

Em primeira mão: Câmara não vota contas de Carlos Evandro



A Câmara de Vereadores de Serra Talhada adiou para o dia 05 de Março a votação que deveria acontecer nesta segunda (27) das contas de 2005 do prefeito Carlos Evandro (PR). O TCE emitiu parecer contrário a aprovação e caberá aos vereadores aprovar ou não as contas do gestor. O vereador Zé Pereira (PT) se ausentou da votação alegando problemas de saúde, ele foi acometido de uma crise de hérnia e foi socorrido as presas para Arcoverde. 

A sessão durou pouco mais de 25 minutos. Com o plenário da casa lotado e a presença de 09 dos 10 vereadores, os trabalhos foram iniciados em meio a um acalorado debate entre os vereadores Antonio Rodrigues (PTC) que é favorável ao prefeito, e Gilson Pereira (PSD), contrário a Carlos Evandro. O clima era tenso. De um lado estavam aliados do prefeito, e do outro, contrários. O curioso de tudo, é que a bem pouco tempo, esse mesmo grupo estava unido. Devido à posição do prefeito em apoiar o seu vice, Luciano Duque (PT), o quadro político na cidade teve uma reviravolta. Um requerimento do vereador Gilson Pereira (PSD) colocando em suspeita os trabalhos de uma comissão interna de Controle – Finança e Orçamento, teria motivado o adiamento da votação. Gilson alegou falta de imparcialidade da comissão. O pedido foi aceito pela mesa diretora que suspendeu a sessão. Em dado momento o vereador Gilson Pereira (PSD) teve a palavra negada pelo presidente Agenor de Melo (PTB) o que causou um inicio de tumulto na casa. 

Gilson ameaçou deixar a sessão e botou mais fogo na discussão. Após a mesa diretora permitir a fala do vereador Zé Raimundo (PTB) que exigiu respeito aos parlamentares por parte dos presentes no plenário, Gilson Pereira foi à tribuna a desabafou. O parlamentar criticou a mesa e o presidente que num primeiro momento o impediu de falar. A pressão foi tanta, que segundo relato do jornalista Giovanni Sá presente no local, a vereadora Peinha de Tião (PR) foi vista chorando na hora dos trabalhos. A vereadora foi citada pela imprensa local durante todos esses dias que antecederam a votação, como sendo o fiel da balança. 

Cogitava-se ainda pela manhã que ela votaria a favor das contas do prefeito. Porém em uma reunião na própria Câmara de Vereadores, Peinha teria revelado que votaria favorável ao parecer do TCE, ou seja, pela reprovação das contas de Carlos Evandro. Apesar da votação não ter acontecido, era dada como certa a derrota do prefeito. Carlos Evandro teria seis votos favoráveis, mais precisaria de sete para aprovar as contas. O adiamento deu uma sobrevida ao prefeito que terá mais tempo para conversar com os vereadores. 

Postado: 23:49

JORNAL PORTAL DO SERTÃO CHEGA COM SUA NOVA EDIÇÃO Nº116

















Postado: 23:36

Divulgada a programação do grito rock Arcoverde




Saiu a programação definitiva do Grito Rock que acontece neste final de semana em Arcoverde. O evento contará com 3 locais de realização. O primeiro será na sede do Ponto de Cultura Urucungo, no prédio do Cecora ( Centro Comercial Regional de Arcoverde  ) no próximo dia 3 de março, sábado. Os outros locais serão na Praça Winston Siqueira e na Galeria Art Arcoverde, também no prédio do CECORA. Abaixo a programação divulgada pelos realizadores da festa.

PROGRAMAÇÃO:



DIA 03/03 (Sábado )

Local: PONTO DE CULTURA ASSOC. URUCUNGO (Acima da Feira Fácil - CECORA - Arcoverde/ PE)

19h00 - Debate Cultural (Tema: Produção Cultural)
20h00 - Exposição de Arte (Sete Flechas - Artista Cacau Arcoverde)
21h00 - Show: Orquestra Sertão - Arcoverde/PE
21h45 - Show: Cacau Arcoverde e Coco Calungo - Arcoverde/PE
22h30 - Show: Fetus - Arcoverde/PE
23h00 - DJS

DIA 04/03 (Domingo)

Local: PRAÇA VIRGÍNIA GUERRA - WINSTON SIQUEIRA

08h00 - Pedalada Ecológica (Concentração)
09h00 - Pedalada Ecológica (Saída)
15h00 - Show: Irmandade Punk - Arcoverde/PE
16h00 - Show: Bandeira de Cristo - Arcoverde/PE
17h15 - Show: Cícero Gomes e Coco Trupé - Arcoverde/PE

Local: GALERIA ART ARCOVERDE (CECORA)

15h00 - Exposição de Arte (Gritarte - Artista Arnaldo Tenório)

Fonte: Arcoverdedetodos
Postado: 06:33

Secretaria de Turismo prepara balanço geral do Carnaval 2012‏



Até o final da primeira quinzena de março a Secretaria de Turismo divulgará um relatório pormenorizado com o resultado do carnaval 2012: média de ocupação da rede hoteleira, pesquisa de satisfação e de destino turístico que está sendo finalizada pela EMPETUR.  
A Pesquisa vai revelar uma média geral de público nos polos de animação, investimento do Governo do Estado no evento com a contrapartida do município, o investimento próprio do município na festa, quantidade de atrações em todos os polos, segurança, etc. Os dados estão sendo levantados pela SETUR e deverão serem divulgados, no máximo, até o dia 09 de março.

Segundo Albérico Pacheco, Secretário de Turismo, apesar do pensamento “derrotista” de alguns que não se cansam de torcer pelo “quanto pior, melhor”, e que não aceitam que o Governo atual colocou Arcoverde na rota das cidades polos do carnaval pernambucano em parceria com o Deputado Júlio Cavalcanti e o Governador Eduardo Campos, a cidade, as troças e os que realmente fazem o carnaval de Arcoverde estão de parabéns pelo sucesso. Não o desejado, mas o primeiro grande passo que ficará como legado para quem vier depois do prefeito Zeca Cavalcanti, concluiu Albérico. "O prefeito resgatou a cultura do carnaval de Arcoverde com a folia dos bois e fecha seu Governo entregando ao povo um Carnaval pronto para decolar", finalizou o secretário.
Postado: 06:20

LEMOS (PSD) PODERÁ DISPUTAR A PREFEITURA DE VENTUROSA

          







Em Venturosa o comentário é que o empresário José Lemos de Vasconcelos (PSD) poderá mesmo disputar a prefeitura da cidade, só que pela oposição. Lemos chegou a ter seu nome cogitado como candidato da situação, mas a sua postura independente e o fato de não aceitar a possibilidade de ao ser eleito ter que ser comandado por outro político, teria feito com que mudassem os planos de algumas personalidades verdes, fazendo opção por um nome ainda que sem expressão, mas, supostamente de  fácil manipulação em uma eventual vitória. É fato que o atual prefeito se tornou referência por pagar as contas em dia e nesse quesito de credibilidade junto ao comércio e a população venturosense, Lemos segue na vanguarda. Ainda são comentários, mas a se confirmar essa pré-candidatura muita gente verde, vai ficar vermelha.

Postado: 23:34

Funcionárias são afastadas da Prefeitura de Sertânia suspeitas de desviarem recursos públicos



A Prefeita de Sertânia, Cleide Ferreira (PSB), afastou duas funcionárias municipais acusadas de desvio de recursos públicos. A descoberta foi feita pela própria Cleide quando no dia 16 de fevereiro teve acesso a conversas através do facebook no computador de uma das acusadas. “Fui ao computador porque na prefeitura não é permitido ao funcionário a utilização de redes sociais. Então busquei saber o conteúdo das conversas quando me deparei com textos no mínimo suspeitos”, disse a prefeita. Após da verificação da suspeita, Cleide procurou o delegado do município para fazer a denuncia.

Ainda de acordo com Cleide Ferreira, após tomar conhecimento dos fatos, o delegado afirmou que havia evidências desvio de recursos públicos por parte das funcionarias denunciadas que em depoimento, mesmo com as evidências, negaram envolvimento no caso. Os recursos desviados eram da Secretaria de Agricultura e podem chegar a 70 mil reais.

Fonte: Moxotó da Gente
Postado: 22:19

Vereadora Célia Cardoso sente-se mal e câmara suspende sessão



A volta aos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores de Arcoverde foi marcada por um problema de saúde com um dos edis. Agora a pouco, a sessão foi suspensa devido a um problema sentido pela vereadora Célia Cardoso ( PR ).

Desde o início da leitura do expediente, no começo da sessão, a vereadora demonstrava rápidas paradas na leitura e levava a mão ao peito. Sentiu frieza e pediu ao vereador Dr. Iran, que é médico, que a examinasse pois sentia que sua pressão arterial estava baixa. Todos acharam por bem conduzir a vereadora Célia para um atendimento médico de urgência no Hospital Memorial de Arcoverde. Ainda não se sabe o que realmente a vereadora do PR sentiu. 

O presidente da casa James Pacheco, em exercício, vereador Joel Filho ( PSD), ainda aguardou por cerca de 30 minutos para saber se a vereadora estaria bem e teria condições de voltar à sessão. A sessão terminou sendo encerrada por voltas das 20h15.
 
Agora a pouco nossa equipe ligou para o Hospital Memorial para saber mais informações do estado de saúde da vereadora Célia Cardoso, onde à atendente Cícera nos informou que graças a Deus a mesma encontra-se bem no apartamento nº 302.

Foto: Émerson
Postado: 22:12

RESULTADO OFICIAL DOS DESFILES DO CARNAVAL FOLIA DOS BOIS 2012 De 18 a 21 de Fevereiro Arcoverde – Pernambuco


Foto: Divulgação

Esclusivo:
A cidade de Arcoverde entrou esse ano de 2012 como cidade polo do Carnaval de Pernambuco. Arcoverde se encheu de alegria e cores entre os dias 18 e 21/02 em vários polos por toda nossa cidade. Por lá passaram vários artistas renomados da atualidade como nosso querido arcoverdense, Lirinha ex-cordel, Zeca Baleiro, Cascabulho, Cristina Amaral, Fundo de Quintal, Marrom e tantos outros que fizeram a alegria do nosso povo.

A prefeita em exercício durante o carnaval, Madalena Britto conferiu de perto cada polo de animação juntamente com o secretário Albérico Pacheco. Segundo, Madalena em contato com a nossa equipe de reportagem, os foliões estavam vibrando de alegria por Arcoverde agora fazer parte do polo do Carnaval de Pernambuco. Isso é que é Carnaval.

Por outro lado a algumas pessoas mal intencionadas querendo denegrir a imagem do Carnaval de Arcoverde publicando mentiras em blogs da cidade. Essas mesmas pessoas são as que fazem oposição em Arcoverde, será que fazem? Como a cidade de Arcoverde polo do Carnaval de Pernambuco tá causando inveja a cidade de Sertânia do deputado Ângelo Ferreira e demais babões que tem por aqui.
Em 2013 tem mais Carnaval Folia dos Bois...

Confira: Resultado oficial dos desfiles do Carnaval Folia dos Bois 2012

 
GRUPO I (especial)







COLOCAÇÃO
NOME DA TROÇA
PONTUAÇÃO
SITUAÇÃO
Boi Arcoverde
165
Campeão Geral
Boi Boiola
164
Vice-Campeão
Boi Estrelinha
154

Boi Fantástico
133

Boi Bola de Fogo
118

Boi Furioso
114

Boi Chifre de Ouro
112
Desce para o Grupo II
Boi Teimoso
96
Desce para o Grupo II




GRUPO II







COLOCAÇÃO
NOME DA TROÇA
PONTUAÇÃO
SITUAÇÃO
Boi Estrela Maluquinha
191
Campeão – sobe para o Grupo I
Boi Cafuné
188
Vice-Campeão - sobe para o Grupo I
Boi Tatú
182

Boi Arco de Ouro
163

Boi da Alegria
162

Boi Fantasioso
147
Desce para o Grupo de Acesso
Boi Atrevido
94
Desce para o Grupo de Acesso




GRUPO DE ACESSO







COLOCAÇÃO
NOME DA TROÇA
PONTUAÇÃO
SITUAÇÃO
Boi Diamante
194
Campeão - sobe para o Grupo II
Boi Milagroso
168
Vice-Campeão - sobe para o Grupo II
Boi Estrela Cadente
166

Boi Florzinha
142

Boi Fantasma
136

Boi da Help
104

Fonte: Secretaria de Turismo e Eventos

Texto: Émerson
Postado: 16:53