Este final de semana foi de muito trabalho e inspesões para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, dentro do programa Irrigação para Todos, em Petrolina. Ele realizou uma visita técnica ao Distrito de Irrigação Comunitária - Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande, no Sertão do São Francisco, para realizar in loco o acopanhamento das obras nas áreas de infraestrutura, produção e sistemas de assistência técnica que fazem parte dos benefícios que já se encontram em fase final de instalação. Foram realizadas visitas ao reservatório, estações de bombeamento e nas instalações dos equipamentos de irrigação.
Juntamente com os técnicos e produtores beneficiados, Ranilson percorreu os três projetos, observando os avanços alcançados nas regiões produtivas e nas áreas já preparadas e em fase de implantação dos kits de irrigação. Nos hectares, hoje, disponíveis aos agricultores familiares, é possível visualizar o plantio das mais diversas culturas, das frutas e hortaliças. As áreas contam com o cultivo de maracujá, melancia, mamão, goiaba, tomate, pimentão, hortaliças, bem como, a produção de sementes básicas de milho. Tudo direcionado aos agricultores familiares.
Os serviços estão sendo acompanhados por engenheiros e técnicos da Secretaria de Agricultura e Reforma Agraria (Sara), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe). De acordo com o secretário, o governador Eduardo Campos inaugura ainda este mês, o Distrito de Irrigação dos Perímetros Muquém, Pedra Grande e Porto de Palha (DIMP) que recebeu, até o momento, investimetos da ordem de R$ 3 milhões, beneficiando 300 famílias e gerando 500 novos empregos diretos.
Ele destacou ainda, que com pouco investimento foi possível fornecer aos produtores locais, sistemas de irrigação de ponta, sem deixar nada a dever aos grandes projetos particulares já em operação na região. " É necessário, também, promover o desenvolvimento da cadeia produtiva local, no caso a fruticultura em pequenas áreas, fomentar a criação de caprinos e ovinos, com a adoção de pastagem irrigada, assegurar a legalização fundiária e dar toda assistência técnica necessária à implementação de projetos que garantam a sustentabilidade e a responsabilidade social e ambiental", destacou o secretário.
Postado: 23:00