BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Governo cria sistema para evitar problemas no CAUC





O governador Eduardo Campos assinou na tarde desta segunda-feira (11), o Decreto 36.775 que cria o Sistema Web Regularidade, ferramenta que permitirá o monitoramento pelo Governo da situação jurídica, fiscal, econômico-financeira e administrativa de órgãos e entidades do Estado. Pernambuco é o primeiro estado nordestino e o segundo no Brasil a implantar o sistema que, até então, era utilizado apenas em Santa Catarina.

O Decreto será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (12). Com a nova ferramenta será possível para o Estado evitar, através de monitoramento, que os órgãos e entidades da administração pública fiquem inadimplentes no Cadastro Único de Convênios (CAUC), do Governo Federal. O CAUC funciona como um banco de dados e indica se os estados e municípios estão regulares nas suas obrigações legais para formalizar convênios e receber os respectivos recursos da União para realização de projetos e obras. No caso de inadimplência, o repasse de verbas fica impossibilitado.

Com a criação do sistema, o monitoramento da adimplência dos órgãos e entidades deixa de ser realizado pelo gabinete do governador e passa a ser coordenado pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado. O Web Regularidade também centralizou o monitoramento e descentralizou a responsabilidade, uma vez que cerca de 200 gestores das diversas secretarias foram treinados para utilizar a ferramenta e gerir as pendências de suas respectivas pastas. Os gestores serão designados superintendes de gestão.

“Eles vão ter obrigação de acompanhar as pendências e dar uma solução em três dias”, advertiu Djalmo Leão, controlador-geral do Estado. Se houver reincidência nas irregularidades, o gestor será punido de acordo com o Estatuto do Servidor.

O Sistema Web Regularidade está disponível no site da Secretaria da Controladoria Geral do Estado – www.cge.pe.gov.br. O acesso será restrito aos superintendentes de gestão, que terão login e senha individual.

Postado: 19:00

Leave a Reply