BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

ARCOVERDENSES LANÇAM CD DE FREVO


O CD “Dois no Frevo” surgiu da parceria entre Josias Lima e Kleber Araújo, cujo objetivo maior é a promoção do Frevo para além das fronteiras da Capital do Estado, difundindo esse maravilhoso ritmo principalmente no Sertão, já que atuam na cidade de Arcoverde. O foco é ampliar os horizontes dessa música e colocá-la em contato com outras manifestações musicais típicas do interior, como o Coco, o Baião, o Reizado e outros.

Kleber, que lançou em 2007 o CD “Frevo, Amor e Confete”, em comemoração a passagem do centenário do Frevo, sempre foi um defensor intransigente desse ritmo e encontrou em Josias, saxofonista e professor de música, o parceiro ideal para colocar em prática o seu projeto de intensificar a divulgação do Frevo pelo interior, principalmente no Sertão.

No trabalho constam quinze canções, das quais oito são Frevos de Rua e sete são Frevos Canção, todos com o arranjo do Maestro Josias e a participação de músicos formados naquela cidade.

Dos Frevos de Rua, destaque-se “Arco Frevo”, composta em homenagem ao povo de Arcoverde e Juazeirasa, esta saudando Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que inclusive tem uma música de sua autoria compondo o repertório, trata-se de “Sol de Olinda”, frevo instrumental de Gonzaga e do seu parceiro arcoverdense João Silva, que foi letrado por Kleber Araújo.

Dentre os Frevos Canção merece atenção especial “Frevo das Rosas”, de Kleber e Josias, classificado em terceiro lugar no concurso de frevo promovido no final de 2010 pela Fundação de Cultura do Recife, e que também faz parte do CD do festival lançado recentemente pela Gravadora Biscoito Fino, com interpretação de Josildo Sá, consagrado cantor originário de Tacaratu (PE)..

A única canção que não conta com a assinatura de Kleber ou Josias é Beco da Solidão, que é uma música inédita da lavra do artista plástico Fernando Duarte, hoje Secretário de Cultura de Pernambuco, que nas horas vagas dedica-se a composições musicais.

Arte da capa ficou por conta da parceria dos arcoverdenses Rodolfo Araújo e Ney Mendes e teve a preocupação de mostrar o frevo num processo deslocamento, ou seja, dar a idéia de que o ritmo viaja na carona das nuvens, podendo ser encontrado em outras paragens, que não o litoral.

O CD, que é uma realização do COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde, chega esta semana, portanto, em cima do carnaval, mas ainda há tempo de adquiri-lo antes da festa, através do telefone (81) 8854-0661 ou pelo e-mail kixaba@uol.com.br.

Fonte: COCAR
Postado: 13:00

Leave a Reply