BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

III ENCONTRO DE BOIS DE ARCOVERDE - HOMENAGEM A JIMMY WEBB‏

JIMMY E JENNIFER

O homenageado do III Encontro de Bois de Arcoverde é Jimmy Webb de Oliveira Souza. Nascido em Arcoverde, no ano de 1972, Jimmy começou a participar do carnaval da cidade com apenas oito anos, brincando na Troça de Zé Fidélis, da Avenida Pinto de Campos.

Com onze anos começou a sair no carnaval com o seu próprio brinquedo, o Boi Jurema, que contava com quatro burrinhas e uma pequena batucada.

Mantendo a tradição no bairro do São Cristóvão, o nosso homenageado passou a desfilar no final dos anos 80 com o Jaraguá Cafuné, troça que era composta também por outros personagens: boi, urso, a “Boneca Filomena”, o diabo, palhaço e um índio.

Essa agremiação deu lugar ao hoje Boi Cafuné que arrasta dezenas de crianças. No carnaval de 2010 foram 93 pequenos foliões, que desfilaram em Arcoverde e Buíque.

Jimmy, que é percussionista, também está à frente da “Jimmy Frevo Orquestra” que já se apresentou também nas cidades de Bom Conselho, Olinda, Custódia e Sertânia. Essa orquestra será, inclusive, a responsável pela animação do III Encontro de Bois de Arcoverde, que ocorrerá dia 19/02 (sábado).

O brincante atualmente desenvolve, juntamente com a Professora Viviane, trabalho voluntário ministrando, para crianças da comunidade onde reside, oficinas de perna-de-pau, ciranda, coco, frevo e maracatu.

Para Jimmy a cultura local necessita de mais incentivo do poder público e acredita que entidades da sociedade civil, a exemplo do COCAR, têm muito a fazer pela causa cultural, tendo elogiado bastante a iniciativa da realização anual de encontro de bois.

A pequena Jennifer, filha do homenageado, já participa da troça do pai e demonstra muito gosto pela brincadeira.

Mais uma vez Arcoverde reconhece o valor de pessoas que construíram e constroem, a duras penas, o seu carnaval de rua. Nós do COCAR não temos dúvida de que esse tipo de ação tende a levar as crianças e os jovens a reconhecerem a importância de sua cultura e a participarem ativamente na revalorização da festa em nossa Cidade, criando um círculo virtuoso que venha a revigorar o carnaval.

Fonte: COCAR
Postado: 23:06

Leave a Reply