by
Portal do Sertao in Foco
Portal do Sertao in Foco
O Cristo da Paixão em Custódia-PE 2011
Desde que retornou a Custódia, o ator Humberto Guerra vem a cada novo projeto realizado, mostrando o quanto foi importante para a cidade seu retorno. Atualmente trabalha na Casa das Juventudes, onde ensina teatro entre outras coisas.
Quando comentou de sua volta, a primeira coisa que me veio à mente foi pensar qual motivo traria de volta uma pessoa, justamente no momento que atingia seu maior destaque na sua profissão de ator, com o papel de “Feliz” na novela Duas Caras, da TV Globo, em horário nobre.
Depois de sua chegada a cultura da cidade não parou de se destacar na região, seus projetos estão tirando jovens da ociosidade e dos vícios. Uma pessoa muito importante e que deu apoio foi a Secretária de Educação do município: Luciara Frazão.
Dentre os projetos já realizados pelo ator, destacaria as aulas de teatro com garotos de todas as idades; um Sarau em Praça Pública e um filme chamado ”Bons Amigos”, em fase final de produção.
Sempre é visto em destaque na TV Asa Branca (afiliada da Globo em Caruaru); esteve no programa do Jô Soares ano passado. Esse ano foi um dos personagens em matéria do Globo Repórter sobre Custódia e as obras da Transposição e Transnordestina.
Sempre está atuando em alguma coisa, na Festa de Padroeiro desse ano, foi um dos convidados no show do músico Almir Mello.
Seu mais ousado projeto O Cristo da Paixão parecia no começo, ser o mais difícil de concretizar, as dificuldades eram enormes, seria necessário muito apoio para retirá-lo do papel. Sua força de vontade, aliada a ajuda da Prefeitura, do comércio local, da Secretaria de Educação, de seus alunos de teatro e de vários voluntários, tornou possível a realização da peça. Um marco na história da cultura custodiense.
O grande destaque foi convidar o global Thyago Mendonça - parceiro de teledramaturgia, contracenaram juntos na novela Duas Caras – para ser Jesus Cristo. O ator conheceu a cidade antes mesmo da apresentação, veio gravar suas falas dias antes.
O músico Almir Mello e o locutor Fábio Santos da Custódia FM foram responsáveis pela produção musical. A costureira Maria Luzinete, mais conhecida como Neta foi outra grande coadjuvante para realização da peça, confeccionando todas as roupas usadas. Diga-se de passagem, ficaram belíssimas. Por fim, a comissão organizadora da Casa das Juventudes, sua diretora Rosa Pereira Lopes, num total de 120 pessoas.
A paisagem no centro da cidade mudou de visual, os cenários tiveram produção impecável, com destaque para a Casa de Pilatos (primeiro andar do prédio da CEF), o Bacanal de Herodes (primeiro andar da Câmara Municipal de Vereadores) e o palco para a Ressurreição, situado na quadra da Escola Municipal Ernesto Queiroz. Outros cenários foram antiga Praça Ernesto Queiroz; estacionamento da Câmara e as escadarias da Igreja Matriz.
O primeiro dia de apresentação, dia 23, foi iniciado com uma pequena chuva, mesmo assim, segundo a Polícia Militar, quase 3 mil pessoas acompanharam cena a cena. Foi emocionante presenciar, pessoas que nunca atuaram contracenaram com tanta segurança e força de vontade, mesmo com a adversidade da chuva. São Pedro colaborou da metade para o fim, melhorando assim, ainda mais a visibilidade dos cenários, devido à grande quantidade de guarda chuvas nas primeiras cenas.
No segundo dia de peça, dia 24, a quantidade de pessoas era bem superior ao primeiro dia. As ruas ao redor da Praça Padre Leão estavam lotadas de automóveis, de várias localidades da região, como: Afogados da Ingazeira, Sertânia, Serra Talhada e Arcoverde.
Mais uma vez a chuva chegou durante a apresentação, mesmo assim o público não arredou o pé. Diferente do primeiro dia, quem tinha visto uma cena e perdeu outra, dessa vez já seguia para o próximo cenário aguardando os atores assegurando uma melhor visibilidade.
Ao final da Ressurreição no belíssimo cenário instalado na quadra do Colégio Municipal Ernesto Queiroz, o público aplaudiu sem pressa todos os atores e figurantes. Humberto Guerra fez um emocionante discurso, agradecendo à todos sem exceção pela colaboração, mesmas palavras de Rosa Pereira, diretora da Casa de Juventudes.
Fonte: Paulo Peterson para a redação do Jornal Portal do Sertão
Fotos: Fátima Pereira
Postado: 21:55