BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

MST - Movimento dos Sem Teatro




Onde fica o Teatro Municipal de Arcoverde?
Por volta de 1974 inicia em Arcoverde o movimento de teatro, começava a ganhar força em 1976 com o surgimento de vários grupos, estes começam a se organizar e no dia 28 de Novembro de 1981, surgiu a SOTEAR – Sociedade Teatral de Arcoverde, que representava todos os grupos e interesses dos artistas de teatro.

Com toda esta movimentação de grupos de teatro e outras manifestações culturais, os artistas começam a lutar por um espaço para cultura em Arcoverde. A cidade já havia perdido o Cine Bandeirante para o supermercado Balaio do grupo Bompreço (onde hoje está localizado a “Lojas Americanas”). No primeiro instante o movimento teatral lutou para que este espaço se tornasse o “Espaço Cultural de Arcoverde”. Não houve êxito na conquista deste espaço. Contudo no ano de 1985 a Prefeitura Municipal adquire o prédio da antiga SAMBRA, hoje CECORA e ali, graças à pressão feita pela classe artística, é destinado de acordo com a “Lei Orgânica do Município” um espaço para o funcionamento de uma Fundação de Cultura que terá como patrimônio o conjunto do prédio já citado, compondo: “UM TEATRO”, oficinas de dança, música, artes plásticas, artesanato, museu, biblioteca e alojamento.

No ano de 1987 começa a construção do Teatro Municipal. Porém, nada mudou, pois o Teatro municipal nunca foi entregue à população. A obra foi embargada pelo T.C.U.

Depois de 24 anos do inicio de sua construção, o Teatro Municipal Geraldo Barros não está concluído. O MST – Movimento dos Sem Teatro de Arcoverde quer saber como esta história continua, em que pé está o Nosso Teatro Municipal, quais os planejamentos e o que efetivamente está sendo feito por ele e por nós, artistas sem teto, que teimamos em fazer teatro e aprendemos a fazê-lo em qualquer espaço.

Aqui fica a pergunta: onde fica o Teatro Municipal de Arcoverde?

Fonte: Teatroretalhos.blogspot.com
Postado: 09:09

Leave a Reply