BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Arcoverde lança plano inédito de combate ao crack







Com o auditório da Autarquia de Ensino Superior – AESA, totalmente lotado, Arcoverde lançou na noite de ontem o Plano Municipal de Combate ao Crack e outras Drogas.

O projeto que foi construído à partir de diversas discussões coordenadas pelo Ministério Público de Pernambuco com parceiros como a Prefeitura Municipal de Arcoverde, através das Secretarias de Saúde, Educação e Ação Social, do Conselho Tutelar, Conselho de Direito, Gerência Regional de Educação - GRE e escolas particulares foi lançado oficialmente na noite desta segunda-feira com a presença do Procurador Geral do Estado, Dr. Agnaldo Fenelon.

Estavam presentes o Prefeito do Município, Zeca Cavalcanti, o juiz da 2ª Vara, Dr. Drauternani Pantaleão, a Secretária Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, Dra. Ana Arcoverde, representando o governo do estado, os delegados municipal e regional, Dr. Carlos Alberto e Rômulo Cesar, respectivamente; o Comandante do 3º BPM, Major PM Marcos Campos, a Promotora pública Dra. Tatiana Barros, além do Promotor da Infância e Juventude, Dr. Carlos Eduardo Seabra, coordenador do Plano de Ação.

O projeto privilegiará ações de prevenção, tratamento e repressão a vendas de drogas. O ponta pé do programa será em relação a prevenção, uma vez que é mais fácil prevenir do que tratar usuários de crack, mas o serviço de atendimento a usuários e famílias estão previstos no mesmo.

Três bairros foram escolhidos para iniciar a atuação do projeto São Cristóvão, São Geraldo e Boa Esperança, devido ao alto índice de usuários e tráfico de drogas.

No discurso de abertura, o Procurado Geral, Dr. Agnaldo Fenelon, destacou o fato de pela primeira vez um evento como esse reunir em um mesmo lugar não apenas todas as autoridades, mas a sociedade que lotou o auditório da AESA. Disse que o sucesso desse plano não dependia apenas das autoridades, mas também da sociedade e, principalmente, das famílias. O prefeito Zeca Cavalcanti por sua vez destacou o papel que os programas sociais e as ações que as diversas secretarias vem fazendo na atenção à criança e ao adolescente. Colocou todo o Governo a serviço do plano de combate ao crack e outras drogas.

O comandante do 3º BPM, Major Marcos Campos, revelou que apenas neste ano de 2011, mais de 30 traficantes foram presos em Arcoverde e região. O Juiz de Direito da 2ª Vara, Dr. Drauternani Pantaleão, disse que a justiça em Arcoverde tem hoje, em média, 800 processos referentes a infrações cometidas por menores, como furtos, roubos e, principalmente, drogas. Ele reivindicou ao Governo do Estado a criação de um centro de tratamento de drogados em Arcoverde, facilitando o trabalho da justiça que hoje precisa enviar as vítimas das drogas para a capital do Estado.

O Plano Municipal de Combate ao Crack e outras Drogas, tem uma nova etapa a partir desta 3ª feira quando começa a semana de capacitação. Nesta terça realiza-se a oficina de capacitação: Prevenção e vigilância social no enfrentamento ao crack e outras drogas com a participação de agentes de saúde, professores e educadores dos três bairros, das 08h as 17h. Ainda nesta terça, tem o painel “O Papel do Ministério Público no Enfrentamento às Drogas na Infância e Adolescência, tendo como painelista a Dra. Ana Carolina de Sá Magalhães, promotora de justiça. No dia 08, quarta-feira, tem uma mesa redonda, a partir das 08h, com a promotora Dra. Tatiane Barros; os delegados Regional e Municipal, Rômulo Cesar e Carlos Alberto, respectivamente; e o Major PM Marcos Campos, comandante do 3º BPM. Após as capacitações, serão implantados os Grupos de Trabalho nas comunidades do São Cristóvão, São Geraldo e Boa Esperança.

Texto: Arcoverde de Todos
Fotos: Jornal Portal do Sertão / Émerson
Postado: 00:35

Leave a Reply