BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Homenagem ao Rei do Baião no Projeto Segunda Cultural




Em espetáculo marcado pelo compasso do xote e do forró pé de serra, a Casa Joaquim Nabuco abriu a temporada dos festejos juninos, com a realização do Projeto Segunda Cultural do mês de junho. Responsável por comandar a noite, na Torre Malakoff, local das apresentações, o músico pernambucano Ed Carlos comandou o evento, entoando canções do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

As músicas apresentadas pelo artista integram seu penúltimo CD, intitulado Ed Carlos Canta Gonzagão. No disco, foram relembradas as principais composições do músico natural de Exu, cidade do Sertão do Estado. Dentre elas, Assum Preto, Vida de Viajante e Xote das Meninas. O trabalho, como observou Carlos, seguiu a linha cronológica dos sucessos.

“No álbum, recuperamos, por exemplo, composições do Rei do Baião de 1947, 1953 e 1967. Procuramos ser fieis aos arranjos originais, pois não queríamos descaracterizar a bela obra de Luiz Gonzaga”, acrescentou Ed Carlos, informando que o disco tem sido “muito bem recebido pelo público”. “Apresentamos o álbum na Virada Cultural de São Paulo (evento que congrega artistas nacionais) e no Teatro de Santa Isabel, durante o projeto Janeiro de Grandes Espetáculos. Foram shows belíssimos”, lembrou o músico, que aproveitou a ocasião para lançar o CD Forró do Zé Tomate, em que interpreta composições de Adilson Cordeiro – natural do município de São Bento do Una, no Agreste.

Os dois álbuns foram distribuídos ao público que compareceu ao projeto da Alepe, na última segunda-feira. “Comemorei 20 anos de carreira em outra edição do Segunda Cultural e tive o privilégio de ser acompanhado pelo saudoso Mestre Salustiano. Participar dessa iniciativa é uma honra”, observou, elogiando, por fim, o trabalho da banda Xero no Cangote, que o precedeu no palco. Ed Carlos ainda contou com as participações especiais dos cantores Marrom Brasileiro e João Lacerda.

A estudante de Filosofia Welma Fátima se disse uma admiradora antiga do Segundo Cultural, uma iniciativa da Mesa Diretora do Poder Legislativo e coordenada pela Assistência de Comunicação Social. Ela enalteceu a importância de propostas como essa para fortalecer a cultura. “Amo nossos ritmos. Sempre compareço ao Segunda Cultural por saber que, nesse espaço, nossas raízes têm vez”, arrematou. A iniciativa do Parlamento existe há oito anos e as apresentações acontecem nas primeiras segundas-feiras de cada mês. Os artistas não cobram cachê.

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 08/06/2011
Postado: 00:21

Leave a Reply