BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Vereador Múcio Magalhães quer reestruturar o Recife para enfrentar o problema dos alagamentos

FOTO: JORNAL PORTAL DO SERTÃO (ÉMERSON)


Em razão das fortes chuvas que caíram no Recife, no final de semana, deixando a cidade praticamente intransitável, o vereador Múcio Magalhães (PT) defendeu a aprovação do projeto de sua autoria que torna obrigatória a adoção de reservatórios que permitem o retardo do escoamento das águas pluviais para a rede de drenagem, evitando alagamentos.

Segundo ele, os alagamentos e inundações no Recife nos períodos de chuva tem se agravado. “Os transtornos causados à população, idem, que vão desde as dificuldades causadas na mobilidade urbana, com as vias praticamente intransitáveis, até os prejuízos materiais causados pelos alagamentos, tanto em residências como no subsolo de edifícios, com enormes perdas materiais”.

O vereador acredita que o problema não é de fácil solução nem depende exclusivamente de uma boa manutenção da cidade. “Claro que se as ações preventivas como limpeza de canais e galerias forem executadas no período que antecede as chuvas, o problema tende a minorar. Mas os alagamentos e inundações ainda vão estar presentes por muito tempo na vida dos recifenses”, disse ele.

Parte do problema ocorre, acrescentou, em função do relevo da cidade. “Recife possui uma planície costeira muito baixa, quase ao nível do mar, rodeada por morros de até 100 metros de altura, por um lado, e pelo mar do outro. Isso é agravado com o modelo de ocupação urbana da cidade, que aterrou as áreas de várzea, ocupou as margens dos cursos d’água, impermeabilizou o solo de toda a planície com pavimentações e edificações, e desmatou e permitiu a ocupação desordenada nos morros”.

Postado: 23:14

Leave a Reply