BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

IPA apresenta novas variedades de palma forrageira e sorgo, no Semiárido Show‏




A exposição de variedades de culturas promissoras para o Semiárido no âmbito da agricultura familiar é um dos destaques entre os trabalhos apresentados pelos pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Semiárido Show, em Petrolina. Por meio de uma “vitrine viva”, com demonstrações práticas, técnicos do IPA, levam ao público, até a próxima quinta-feira (25/08), as mais novas variedades de palma forrageira e sorgo adaptadas à região. Além disso, os agricultores familiares estão sendo instruídos a como trabalhar de forma correta e segura com essas novas culturas.


Ao todo, estão sendo exibidas oito variedades inovadoras, sendo quatro de palma forrageira e quatro de sorgo. De acordo com o pesquisador Djalma Cordeiro, as variedades expostas no Semiárido Show passaram por um rigoroso processo de seleção, o que lhes garantem, além de boa produtividade, maior resistência à pragas e doenças. “O grande diferencial é que todas as palmas expostas na feira são resistentes à cochonilha do Carmim” destacou.
O agricultor baiano e ex-produtor de palma, Januário Ferreira, que conheceu de perto as variedades, disse estar bastante otimista com os novos cultivares oferecidos. “As informações que estamos recebendo sobre variedades de palma mais resistentes à cochonilha do carmim despertou novamente o meu interesse em planta-las”, afirmou Januário.

Já os produtores e agricultores que trabalham com sorgo conheceram quatro novas variedades da cultura, sendo uma delas fruto do trabalho realizado pelos pesquisadores do IPA em parceria com a Secretaria de Agricultura de Alagoas. Registrada recentemente, ela recebeu o nome de SF IPA 15. Segundo o pesquisador José Tabosa, cada variedade de sorgo tem sua importância como fonte de alimento para os rebanhos caprino, ovino e bovino.

Postado: 21:16


Leave a Reply