BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Unidade de Inseminação Artificial do IPA leva tecnologia de ponta ao Semiárido Show




Demonstrações de procedimentos padrões de inseminação artificial em caprinos deram a dimensão tecnológica da solenidade de abertura do Semiárido Show, realizada, hoje (22) pela manhã, no Sertão do São Francisco. Na ocasião, o secretário de Agricultura Familiar, Aldo Santos, acompanhado do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Marcos Dalfabro, do deputado estadual, Odacy Amorim e do prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Jetro Gomes, observaram de perto os trabalhos realizados na Unidade Móvel de Inseminação Artificial do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Coordenados pelo médico veterinário Paulo Nogueira, os procedimentos são um avanço para a caprinocultura pernambucana que, por meio do uso de sêmen de animais selecionados, ajudará a elevar o nível genético do plantel em todo o Semiárido do estado.

Além dos trabalhos de rotina, a unidade, segundo o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, ficará disponível aos pequenos produtores para a realização de cursos e procedimentos práticos durante todo o evento, que só termina na próxima quinta-feira (25/08). Outra vantagem da técnica, segundo o secretário, é permitir o melhoramento genético do rebanho tanto na produção de carne, quanto de leite, oferecendo boas oportunidades de negócios aos pecuaristas de base familiar da região, já tradicional na criação de caprinos.

Inseminação Artificial - Importante ferramenta de melhoramento genético, através do uso de sêmen de reprodutores de elevado padrão racial, o processo consiste na retirada dos espermatozóides dos animais e introduzi-los, por meios mecânicos, no aparelho reprodutivo das cabras, em tempo hábil para fecundação. Dentre os benefícios, estão a possibilidade de programar o período de nascimento dos animais, bem como a utilização do sêmen de reprodutores já mortos, mas mantido armazenado, sem perda de qualidade e de potencial genético.

Postado: 18:45

Leave a Reply