BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

IPA realiza Dia de Campo sobre o Tomate





Na próxima quarta-feira (14/09), será realizado, na Estação Experimental do IPA de Belém do São Francisco, um Dia de Campo sobre o cultivo do Tomate. Na ocasião serão apresentadas linhagens resistentes ao geminivírus, vira-cabeça, nematóides de galhas e murcha do fusário raças 2 e 3, além de uma fonte de repelência ao vetor das geminiviroses (mosca branca). Os participantes também conhecerão os manejos culturais, incluindo a fertirrigação e o controle de pragas e doenças.



Outro aspecto importante do Dia de Campo é a validação junto aos tomaticultores do Agreste e do Sertão do São Francisco das linhagens que compõem o Teste de Valor de Cultivo e Uso (VCU). A equipe técnica do IPA está se mobilizando para recrutar de dois a três produtores dos principais município produtores do Estado. Devem marcar presença, além de Belém do São Francisco, Itacuruba, Floresta, Petrolândia, Inajá, Ibimirim, Salgueiro, Parnamirim, Cedro, São José do Belmonte, Terra Nova, Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Bezerros, Camocim de São Félix, Sairé, São Joaquim do Monte e Chã Grande.



Também participarão do evento professores e estudantes dos institutos federais de Salgueiro e Floresta. Com isso, os técnicos do IPA esperam difundir as novas tecnologias de cultivo, auxiliando na compreensão dos mecanismo de controle e na tomada de decisões de forma a conferir maior qualidade ao produto. Entre as expectativas estão o incremento de renda, o bem estar social, a preservação dos recursos naturais, e a conquista de um maior espaço no competitivo mercado das hortaliças.

Postado: 18:30

Leave a Reply