BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Mostra de genética movimenta Petrolina‏


FOTO: Divulgação

O Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, abriu, neste final de semana a Feira de Caprinos e Ovinos de Petrolina – 2ª Expogenética, considerada uma das mais importantes em termos tecnológicos no segmento. O evento, que reuniu técnicos, pesquisadores e criadores de diversos municípios pernambucanos e de estados vizinhos, proporcionou, além da troca de experiências, um maior conhecimento do que existe de mais moderno em termos de melhoramento genético em diversas raças, incluindo dopper, anglonubiano, bôer, saanen e santa Inês.

Para Ranilson Ramos, encontros dessa natureza proporcionam maior impulso à cadeia produtiva da caprinovinocultura, uma vez que tem a capacidade de mudar a face e o perfil socioeconômico da população do Semiárido não só de Pernambuco, mas de todo o Nordeste. “Além disso, reúnem-se aqui na Feira de Caprinos e Ovinos de Petrolina os principais criadores que constroem a excelente genética do animais do São Francisco.Já o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio, ressaltou os esforços do Governo do Estado na promoção do desenvolvimento da região.

Segundo ele, os criadores locais estão atentos aos esforços e ao entusiasmo do secretário Ranilson Ramos em investir na melhoria genética dos caprinos e ovinos, tanto no segmento de carne, quanto de leite.O secretário ratificou o lançamento em outubro de um programa de incentivo à cadeia produtiva da caprinovinocultura. O programa está dividido em duas linhas de atuação. Inicialmente, unidades móveis de inseminação artificial, coordenadas pelo médico veterinário do IPA, Paulo Nogueira, irão capacitar os produtores a realizarem procedimentos padrão da técnica.

Entre 2012 e 2013, o Governo do Estado entregará aos produtores 6,4 mil caprinos e ovinos. As ações beneficiarão 200 associações de pequenos pecuaristas que ficarão com os animais durante dois anos, devolvendo-os após este prazo. Cada entidade receberá 30 matrizes e dois reprodutores.O secretário disse ainda que o Semiárido pernambucano tem uma vocação natural para a caprinovinocultura, no entanto, é necessário promover o melhoramento genético do rebanho de forma que venha atender ao crescente mercado, sobretudo de carne, em face da corrida por carne vermelha com baixo teor de gordura.

Já o coordenador do programa, Paulo Nogueira, afirmou que os trabalhos vão assegurar, além do atendimento de parte da demanda reprimida, a segurança alimentar e nutricional da população que terá a sua disposição uma fonte saudável e mais barata de carne e leite.
Durante o evento, o Instituto Agronômico de Pernambuco expôs as novas variedades de palma forrageira resistentes à cochonilha do carmim e realizou procedimentos padrão de inseminação artificial em sua unidade móvel.

Postado: 23:00

Leave a Reply