BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Projeto Jornada Literária Portal do Sertão chega a Buíque (São Domingos, Carneiro e Catimbau)

O Município de Buíque (incluindo Carneiro, São Domingos e Vila do Catimbau) receberá de 22 à 25 de setembro a 3ª edição do projeto Jornada Literária Portal do Sertão, promovido pelo Sesc Pernambuco. Um dos objetivos é de democratizar o acesso à arte da literatura no interior do Estado, o evento que reune em sua programação oficinas, recitais, espetáculos, cinema, exposições. Tudo isso traz para Buíque e seus distritos uma grande programação de cultural e variedade.

Além de permitir que o grande público conheça de perto os escritores pernambucanos e suas produções, a Jornada Literária Portal do Sertão também abre portas para que os artistas exponham suas obras. Segundo o coordenador de cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho, a jornada é um espaço para que as pessoas experimentem a arte da escrita e para que os leitores dialoguem diretamente com os escritores, tendo como referência a obra deles.

A cerimônia de abertura acontecerá amanhã, a partir das 10h na Praça do Vigário, na Arena das Letras – Conversando Sobre Literatura e Brincando de Ler Meu Livro, com Lenice Gomes, Rosinha Campos e Izabela Domingues e contará ainda com a Oficina Pequenos Contos para Pequenos Escritores, no São Paroquial, a partir das 9h. No mesmo horário e no mesmo local haverá o espetáculo Decripolou Totepou - Direção e interpretação: Odília Nunes (Para os alunos do Sesc Ler Buíque).

Já a partir das 14h no Salão Paroquial se realizará Oficina com Lenice Gomes – Inventado Poemas para Crianças. Além de A Escrita de Si para Educadores e Estudantes com o escritor Jonny Martins. Seguida de Leitura de Textos Verbais e Não Verbais pra Educadores e Estudantes, com Jacinto dos Santos.

Fechando a programação do primeiro dia em Buíque, na Arena das Letras – Praça Vigário João Inácio às 20h o espetáculo Rapazes Di-Versos e contará com: Jaciel Silva, José Denílson, Ícaro de Holanda, George Silva e o Grupo Encanto e Poesia.

Já no Distrito de Carneiro a abertura contará com a Exposição Cem Rosas para Guimarães – Corpo Fechado, Esquete teatral a partir da obra de Graciliano Ramos com o Grupo Mandalá de Teatro, a partir das 8h na Escola Manoel Benício de Siqueira. A partir das 15h haverá a Parada para a Leitura com Pedro Américo de Farias. Além de contar com a Oficina Cabeça de Vento, Vivências Literárias para Crianças com Raphaella Araújo e Alexandre Monteiro à partir das 14h, na Escola Manoel Benício de Siqueira.

E para fechar a noite, na Praça do Tambor à partir das 19h o Grupo Teatro de Retalhos do Sesc Arcoverde – Revolta no País dos Retalhos.

A Vila do Catimbau contará com a Exposição Cem Rosas para Guimarães – Corpo Fechado, Esquete teatral a partir da obra de Graciliano Ramos com o Grupo Mandalá de Teatro, a partir das 8h na Escola Antônio de Barros Sampaio, à partir das 8h. Em seguida à partir das 14h, na Biblioteca Comunitária haverá a Oficina – Um Olhar Sobre o Quintal para Crianças com Charlon Cabral, do Galpão das Artes de Limoeiro. Já na Escola Antônio de Barros Sampaio, à partir das 14h a Oficina de Contação de Histórias para Adultos com Marúcia Coelho.

Encerrando a programação dá primeira noite na Vila do Catimbau, o Cinema na Vila: Tapete Vermelho. Direção: Luis Alberto Pereira, na Praça da Vila, à partir das 19h.
Logo em seguindo no Distrito de São Domingos haverá Exposição Machado – O Homem das Letras – Intervenção Teatral com o Teatro Experimental da Cena – TEC, no Clube Social de São Domingos, à partir das 8h.
Toda a programação é gratuita para toda a população.




Foto: Ana Siqueira

Leave a Reply