BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

UMA NOITE HISTÓRICA PARA OS MÚSICOS DE ARCOVERDE




A realização da homenagem aos músicos dentro do Projeto Sextas-Feiras Culturais foi mais um evento marcante para a cultura de Arcoverde. O plenário da Câmara de Vereadores foi pequeno para o número de artistas e populares, que para lá se dirigiram na noite do dia 02 de setembro, os quais foram recepcionada na porta da Casa James Pacheco pelos músicos da Banda Filarmônica, que completará 83 anos no próximo dia 11, data que também marca a emancipação política do Município de Arcoverde.

O Maestro, cujo nome da Banda foi escolhido em sua homenagem, Joaquim Belarmino Duarte, foi o primeiro homenageado da noite festiva. Já falecido, foi representado pelo atual regente Ronaldo Bezerra.



Outro Maestro que não poderia ser esquecido foi o saudoso Zé Lulu, cuja vida representou uma verdadeira história de amor à música e que foi por muitos anos o regente da Banda Filarmônica da nossa cidade. Representou o seu pai o Professor Jarbas Bezerra.



Amauri Herculano, responsável pela formação de uma geração de músicos arcoverdenses, foi representado pela viúva, Dona Zil, que recebeu o troféu comemorativo das mãos do Secretário de Desenvolvimento Econômico Wellington Araújo.




Depois foi a vez de Zequinha, que por décadas vem formando músicos à frente da Banda Marcial do Colégio Carlos Rios. Após receber o troféu, o mesmo pronunciou palavras emocionadas de agradecimento.




Um momento grandioso do evento foi a entrega, pelo representante do COCAR, Hélio Neves, de uma sanfona de oito baixos ao Senhor Jonas Alexandre, que emocionado retribuiu o presente executando um autêntico forró. O instrumento lhe foi doado pelo médico e músico Carlos Lacerda, durante o Encontro de Sanfoneiros de Arcoverde, realizado no final do mês passado.



O saxofonista Josias Lima, recebeu das mãos do Vereador Luciano Pacheco o seu troféu de homenagem e brindou a todos tocando um chorinho, acompanhado pelo pandeiro maravilhoso do Mestre Fubica.




O jovem Maestro Eduardo Espinhara mostrou-se muito emocionado com a homenagem recebida e provocou os parlamentares presentes para que encaminhem iniciativas no sentido de incluir o ensino da arte, nas suas várias linguagens, nas escolas municipais.



A Orquestra Sertão deixou todos encantados quando apresentou um número da mais autêntica música regional: “A Briga do Cachorro com a Onça” (Sebastião Biano), para, logo em seguida, ser chamado a receber a homenagem o atual maestro da Banda Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, Ronaldo Bezerra. Este dedicou o troféu a todos os músicos presentes e chamou três integrantes da Filarmônica para receber a homenagem juntamente com ele.



O último homenageado da noite foi o grande Beto da OARA, que recebeu o troféu das mãos de Dona Marli, sua esposa, com quem celebrava naquela data 53 anos de união. Os presentes entoaram Parabéns Prá Você e aplaudiram o casal querido que demonstrava muita emoção. Beto, que é natural de Serra Talhada, subiu a tribuna e fez os agradecimentos, lembrando do amor que sente pela cidade de Arcoverde. Na ocasião relembrou momentos marcantes de sua carreira musical, citando fatos pitorescos da trajetória da Orquestra OARA.




Registre-se que no mês de novembro haverá uma homenagem específica dedicada aos cantores da terra.

Mais uma vez, a Câmara de Vereadores e o COCAR realizaram grande evento em louvor a rica cultura da Terra do Cardeal. A próxima edição do Projeto Sextas-Feiras Culturais será dedicada à Literatura e à Gastronomia, o eventos será no dia 04 de outubro.

FONTE: COCAR
FOTOS: JORNAL PORTAL DO SERTÃO
POSTADO: 22:50

Leave a Reply