BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Vereador de Gameleira condenado criminalmente por compra de votos na eleição passada




O vereador do município de Gameleira Robério José Ferreira Sobrinho foi condenado, criminalmente, a cinco anos e oito meses de prisão, por compra de votos nas eleições de 2008. No dia das eleições, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou a prisão em flagrante do vereador porque este distribuía alimentos em sua casa para os eleitores da região. O pedido de cassação do político foi ajuizado na ocasião pelo promotor de Justiça Allison Carvalho. A Justiça Eleitoral chegou a cassar o vereador, que foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pouco tempo depois. A promotora de Justiça Janaína Sacramento é a responsável pelas contra-argumentações do caso.

Com a com condenação inicial, Robério ficou impedido de tomar posse na Câmara de Vereadores. No entanto, quatro meses depois o TRE revogou a decisão, por unanimidade, e o fez retomar o mandato. A condenação criminal vem para reforçar a decisão anterior, em 1º grau. “O afastamento do vereador em decorrência de sua conduta, foi acertada, contudo, infelizmente, não foi esse o entendimento do TRE que na época o isentou das denúncias, fazendo com que permanecesse no cargo até a presente data”, afirmou Allison Carvalho.

Com a condenação criminal, o vereador perde o direito a liberdade e tem os direitos políticos suspensos, impedindo-o de concorrer as próximas eleições. A compra de votos é considerada crime, previsto pelo Art.299 do Código eleitoral, que configura a captação ilícita de sufrágio. O político recorre em liberdade.

Postado: 15:42

Leave a Reply