BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

HOSPITAL REGIONAL DE ARCOVERDE INAUGURA CENTRO DE CIRURGIA DE ALTA FREQUÊNCIA (CAF)




Foi inaugurada na comemoração da 1ª Semana do Servidor Público em Arcoverde, no dia 27/10 , o Centro de Cirurgia de Alta Frequência (CAF).

Estiveram presentes Dr. Rogério Lima ( diretor do H.R.A), Dr. Alécio Jacem (diretor da VI GERES), coordenadores da Atenção Básica, Médicos, enfermeiros da VI Regional e funcionários do Hospital Regional.





O CAF, irá beneficiar as mulheres das 13 cidades circunvizinhas que pertencem a VI GERES/ARCOVERDE, onde o procedimento é realizado no ambulatório com anestesia local onde a mulher pode ter alta no mesmo dia.

Com esse tratamento é permitido a retirada de lesões do câncer de colo de útero sem a necessidade de quimioterapia, impedindo o desenvolvimento do câncer de colo. “Se essas pacientes forem tratadas precocemente, as chances de cura são de 100%”.




Essas lesões são identificadas durante o exame preventivo, o Papa Nicolau, realizado nos Postos de Saúde da Família (PSFs) onde são encontrados nos 13 municípios que integram a VI Regional.

Câncer do colo de útero é o segundo em numero de óbitos

Em 2010, foram diagnosticados 1.365 de lesões de alto grau e câncer no colo do útero em mulheres pernambucanas de idade entre 25 e 59 anos. Entre janeiro e junho de 2011, foram diagnosticados 634 casos do mesmo tipo de lesão, mas esses dados estão em constante atualização e ainda não indicam uma queda na incidência da doença. A média anual de óbitos por essa doença passou de 250, em 2005, para 275, em 2009. O câncer de colo de útero é o segundo que mais mata mulheres, atrás apenas do tipo que atinge a mama.

Fonte e fotos: Émerson
Postado: 19;05

Leave a Reply