BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

ÔNIBUS LITERÁRIO CHEGA A CUSTÓDIA - PE




Projeto do Grupo Itapemirim traz acervo de mais de dois mil livros para todas as idades, além de atividades lúdicas.

Entre os dias 10 e 22 de outubro. A Biblioteca Móvel da Viação Itapemirim estará na cidade de CUSTÓDIA-PE.

Local de atendimento.: na Praça Padre Leão. Além de os visitantes terem acesso gratuito a mais de dois mil livros de diversas áreas de interesse, eles poderão participar de atividades lúdicas.

O horário de funcionária da Biblioteca será das 09h30 às 17h. O projeto, criado pelo Grupo Itapemirim em 2005, pode ser visitado por pessoas de todas as idades.

O projeto do Grupo é uma biblioteca circulante, estruturada em um ônibus adaptado, e já atendeu mais de 386 mil pessoas (além de mais 25 mil durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo), em 297 localidades de 19 estados do país, percorrendo mais de 160 mil quilômetros. Seu objetivo é promover o incentivo à leitura e a disseminação da informação para os mais diversos públicos: adultos, jovens, crianças, moradores de centros urbanos, periferias e zonas rurais. O know-how das empresas do Grupo Itapemirim, principalmente no setor de transporte rodoviário de passageiros, sustenta a manutenção do projeto e ainda garante toda a logística de seu funcionamento em todo o Brasil.




Segundo a gerente de Projetos da Viação Itapemirim, Erika Facca, as adaptações no ônibus foram realizadas para atender as necessidades de funcionamento em qualquer parte do país. “Para que todas as atividades da Biblioteca Móvel sejam oferecidas da melhor maneira, fizemos diversas adaptações especiais e incluímos equipamentos como: telão, computadores, impressora, TV, VHS, DVD, sistema de som, além de uma área para atendimento externo com toldo, mesas e cadeiras. Promovemos o acesso para deficientes físicos, com cadeiras de rodas especiais, além de livros em braile para deficiente visuais”, explica.

Manuais sobre o Projeto

Atualmente são dois ônibus viajando por todo o Brasil: a Unidade Itapemirim e a Unidade Shell. Com mais de dois mil livros no acervo de cada unidade, a Itapemirim busca novos parceiros para incrementar ainda mais a ação. O projeto conta com a parceria da Maurício de Sousa Produções, cujos personagens mundialmente conhecidos viajam com a biblioteca e ajudam a conquistar crianças, jovens e adultos para a experiência da leitura, e tem o apoio da COQUETEL (Ediouro), Revisteca da Abril, Arches Lib, Barsa Planeta, Editora Alto Astral, Editora Minuano, Editora Paulus, Editora Girassol, Editora FTD, Editora IBEP, Editora Moderna, Editora Escala Educacional, Editora Singular, Fundação Dpaschoal e Fundação Dorina Nowill, Aurora Alimentos e Gato Sabido e-books, entre outras.

A Biblioteca Móvel Itapemirim visita uma cidade por mês e fica em três localidades diferentes, sendo uma semana em cada local. Além dos serviços convencionais de uma biblioteca, o projeto inclui uma programação cultural especial com oficinas lúdicas, teatro de fantoches, hora do conto, encontro com autores, agendamento de escolas e instituições, atividades relacionadas ao calendário cultural anual, exposições, palestras e reuniões, lançamento de livros, apresentações musicais e apresentações teatrais.

Sobre a Itapemirim

A Viação Itapemirim foi fundada em 1953 e é hoje a principal empresa de transporte rodoviário de passageiro do país. Possui uma frota de certa de 1200 ônibus, a maior do Brasil, e um quadro de mais de 2000 motoristas. Roda cerca de 145 milhões de quilômetros por ano e transporta 3,5 milhões de passageiro nesse período. Opera em cerca de 70% do território nacional, em linhas longas e curtas.

Delamar da Cruz
Assessor de imprensa – Grupo Itapemirim
Telefones: (11) 2146-8635/7578-4102
www.itapemirim.com.br/responsabilidadesocial

Postado: 21:15

Leave a Reply