BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Campo Alegre comemora inauguração de barragem




Em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos inaugurou, no sábado (26/11), as obras de recuperação e ampliação da barragem de Campo Alegre, no município de Lagoa Grande, Sertão do São Francisco.

Com investimentos da ordem de R$ 420 mil, serão beneficiadas, permanentemente, cerca de 100 famílias da região. Elas irão contar com o abastecimento de água de excelente qualidade para consumo residencial. A barragem de Campo Alegre servirá, ainda, para a pesca artesanal e o abastecimento de carros pipas empregados no atendimento a outras comunidades.

O agricultor Wilson Francisco de Macêdo, 77, agradeceu aos engenheiros responsáveis pelas obras e falou do amor com que eles executaram os trabalhos. Na ocasião, ele afirmou que a barragem vai aliviar o sofrimento do povo sertanejo e beneficiará sua pequena criação de caprinos. “Foi uma luta de 43 anos para a realização deste serviço. Agora contamos apenas com a vontade de Deus em mandar a chuva necessária para a gente ver o açude transbordar”, comemorou entre risos.

Foram executados serviços de desassoreamento com a retirada de 60 mil metros cúbicos de sedimento, elevação da altura e do comprimento do sangradouro, além do aumento do muro de contenção. Já o sangradouro foi elevado em 0,50 centímetros e sua extensão passou a ser de 100 metros. As obras permitem, agora, que o reservatório passe a contar com uma capacidade de armazenamento de 750 mil metros cúbicos de água, o que representa um incremento de 30% na oferta de água potável para as comunidades.

Segundo o diretor de Infraestrutura Hídrica do IPA, José de Assis Ferreira, as obras, que foram iniciadas em julho deste ano, contaram com a utilização de equipamentos tais como escavadeira, retroescavadeira, enchedeira, trator de esteira, carro pipa e caminhões caçamba.

Durante a solenidade de inauguração, Ranilson Ramos destacou que a partir de agora o Governo do Estado irá estudar a possibilidade da utilização do manancial para pequenos campos de irrigação, sem comprometer sua principal função que é o abastecimento humano. Ressaltou, ainda, que a barragem é uma obra completa de engenharia hidráulica, devido ao compromisso dispensado pelos técnicos do IPA e pelo volume de recursos investidos. “Este ato é um marco na construção hídrica de Pernambuco”, ratificou
Postado: 14:36

Leave a Reply