BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

CTA/COAS : DIA 1º. DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS




 O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas, deixando de lado o preconceito.

A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Nesse ano de 2011 o tema é: “Jovens de 15 a 24 anos, especialmente Jovens Gays - Preconceito e a Discriminação que expõe essa população à maior vulnerabilidade frente ao HIV/AIDS“.

Desde o início do enfrentamento do HIV/Aids no País e no mundo, gays, travestis e transexuais sofrem discriminação pelo fato de a epidemia ter se manifestado primeiramente nessa população. A discriminação, em muitos casos, vem acompanhada de insultos e acusações. E isso acontece mesmo quando se sabe que o HIV pode alcançar todos os grupos populacionais, independentemente de suas orientações sexuais e condições sociais ou econômicas. Esse cenário é hoje o grande desafio a ser superado para que medidas preventivas e de cuidados possam ser adotadas.

O preconceito é uma barreira não somente para a prevenção de novas infecções entre jovens gays, mas também para a qualidade de vida de quem vive com a doença. Essas pessoas sofrem com a exclusão emocional, social e profissional. A campanha deve estimular a reflexão contra o preconceito, contra a discriminação contra os jovens gays e soropositivos. Existe a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.

“Estamos investindo na expansão da testagem rápida para garantir que o diagnóstico seja o mais breve possível, com ações do Fique Sabendo. Quanto mais cedo o vírus é descoberto, mais cedo tem início o tratamento, proporcionando qualidade de vida para quem vive com a doença”.

O CTA/COAS Arcoverde promove nesse dia – FIQUE SABENDO – Testes Rápidos para HIV, Orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, entrega de panfletos e de preservativos.

Você é nosso convidado, venha fazer seu Teste Rápido para HIV!!!




Mônica Costa
Farmacêutica Bioquímica
Coordenadora do COAS/CTA/SAE Arcoverde

Leave a Reply