BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Pernambuco gera 7.421 empregos em outubro e mantém liderança regional






Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho, foram criados em Pernambuco 7.421 postos de trabalho formal em outubro de 2011, consolidando a maior quantidade de empregos celetistas gerados no Nordeste e a sétima do Brasil.

“É importante constatar que, em meio ao ambiente externo crítico, estamos mantendo a trajetória positiva, com o mercado de trabalho pernambucano seguindo dinâmico e gerando cada vez mais empregos formais”, afirmou o governador Eduardo Campos, ao saudar o resultado da pesquisa divulgado nesta sexta-feira (18/11).

Tal comportamento foi proveniente da expansão do emprego principalmente nos setores de Serviços (+5.061 postos), da Indústria de Transformação (+3.421 postos), do Comércio (+2.298 postos). Com a chegada das festas de final de ano, a tendência é que o nível da geração de empregos continue aumentando, principalmente no comércio.

Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos primeiros dez meses do corrente ano, houve acréscimo de 83.519 postos (+7,10%). Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 7,44% no nível de emprego ou +87.222 postos de trabalho. Estes dados mostram o quanto o mercado de trabalho pernambucano está aquecido, gerando cada vez mais emprego para a população. O ponto mais importante é que esta criação é de empregos formais, fazendo com que o trabalhador esteja sempre assegurado.

Analisando os resultados das regiões metropolitanas,  a RMR destaca-se, pois, em outubro de 2011, obteve a terceira maior geração de emprego formal, ficando atrás apenas das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Dado o tamanho das RM’s de São Paulo e do Rio de Janeiro, o crescimento do número de postos de trabalho celetistas na RMR foi espetacular.

Outro ponto que merece destaque é a participação dos municípios do interior na geração de emprego formal do estado. Caruaru, Escada e Bezerros, aparecem na lista dos dez municípios que mais geraram emprego em outubro. Isso mostra que o desenvolvimento econômico está atingindo o estado inteiro, levando emprego de carteira assinada para toda a população.

Conclusão: O estado de Pernambuco cria cada vez mais empregos formais, distribuídos por todos os segmentos econômicos. A geração de postos de trabalho atinge tanto a região metropolitana do recife, quanto o interior do estado. Pernambuco cresce economicamente, levando empregos formais para toda a população.


Municípios de Pernambuco


Dez municípios que mais geraram emprego formal no estado
Outubro de 2011


Ranking
Município
Criação de emprego

1
Recife
5.342

2
Olinda
839

3
Jaboatão dos Guararapes
606

4
São Lourenço da Mata
508

5
Paulista
435

6
Vitória de Santo Antão
396

7
Cabo de Santo Agostinho
306

8
Caruaru
254

9
Escada
238

10
Bezerros
135

Fonte: CAGED-MTE










Postado: 18:24



Leave a Reply