BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA DE ARCOVERDE, AVANÇOS À VISTA

                                                         Teca Carlos
 
 
No último dia 18/11, foi realizada, para a comunidade cultural de Arcoverde, capacitação sobre Sistema Municipal de Cultura - SMC. O evento foi conduzido por Teca Carlos, especialista da Fundarpe, que falou para um público de dezenove pessoas.

O Evento foi aberto pela Secretária de Educação, Cultura e Esportes de Arcoverde, Angélica Pacheco, que na sua fala ressaltou a oportunidade que estava sendo dada aos segmentos culturais da cidade para avançarem no processo de construção do SMC local e que há vontade política para que o processo avance.

Teca Carlos inicialmente mostrou-se animada com o andamento das discussões sobre o SMC de Arcoverde, haja vista que é perceptível que a sociedade civil está disposta a levar adiante o processo de formalização e implementação do Sistema de Cultura, além de que, ficou sabendo, mediante conversa com a Secretária Municipal no dia anterior à capacitação, que o Executivo está disposto, caso o processo avance, a encaminhar o projeto de lei de criação do SMC na primeira sessão de 2012 da Câmara de Vereadores.

A facilitadora discorreu sobre os Sistemas Nacional e Estadual de Cultura e sobre os avanços ocorridos no Brasil nesses últimos anos, no campo da formulação de políticas públicas para a área cultural. Depois, Teca falou sobre os marcos regulatórios da cultura em nosso país, mais precisamente sobre a Constituição Federal, a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO e o Plano Nacional de Cultura - PNC.

A palestrante também enfatizou as dificuldades que aparecem quando se tenta avançar na garantia dos direitos culturais, principalmente o ranço autoritário do Estado Brasileiro e as restrições orçamentárias.

Depois a palestra centrou-se no tema objeto da capacitação, o Sistema Municipal de Cultura. Teca Carlos orientou que o primeiro passo a ser dado pelo Município é a adesão ao Sistema Nacional, a qual se dá mediante o preenchimento pela Poder Executivo Municipal de formulário no site do Ministério da Cultura, o qual repersenta uma carta de intenções para criação do SMC.

A palestrante sugeriu que o grupo de trabalho deveria estabelecer um cronograma de atividades, de modo que o processo de discussão fosse concluído até o início do período legislativo de 2012, quando o Prefeito tenciona enviar o projeto à Câmara Municipal. Também foi aconselhada a realização de audiência pública, quando da tramitação do projeto de lei no Legislativo.

Sobre os elementos do SMC, Teca Carlos foi enfática ao afirmar que devem ser criados, pelo menos, o Conselho, o Plano e o Fundo Municipal, o chamado "CPF da Cultura", além de que deve ser também instituído um órgão específico para gerir o Sistema (Secretaria de Cultura). A palestrante mencionou ainda que, tendo-se em conta a exitência um clima político favorável, seria desejável que todo o SMC fosse contemplado em uma única lei, o que resultaria em ganho de tempo e energia consideráveis.

Quando questionada sobre a possibilidade de se criar um Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC tripartite, com representantes dos artistas, dos usuários e do Poder Público, Teca afirmou não haver vedação, já que os Municípios são autônomos para legislar sobre o tema, mas destacou que o mais comum, para um Município do porte de Arcoverde, é um CMPC formado apenas por representantes da comunidade cultural e, em igual número, por representantes da Prefeitura.

Quanto ao número de assentos no Conselho, a facilitadora afirmou que, pela experiência que possui, sugeriria algo em torno de dez cadeiras para a sociedade e dez para o Poder Público, que, na verdade, dará um número total de 40 conselheiros, pois para cada cadeira terá que haver um suplente.

Depois estabeleceu-se uma acirrada discussão entre os presentes sobre quais segmentos culturais deveriam ser contemplados na composição do CMPC, não se chegando a um consenso sobre o tema. Nesse momento, a palestrante alertou que o grupo buscasse a composição que melhor refletisse a realidade local, de forma que o Conselho efetivamente possa cumprir seu importante papel, evitando-se o entrave da dificuldade para formação de quorum.

Teca falou ainda que, quanto antes o Município avance nessa questão, mais cedo ele será beneficiado com as novas diretrizes da cultura nacional, principalmente quanto às transferências de recursos, que serão obrigatoriamente dos Fundos Federal e  Estadual para o Fundo Municipal de Cultura. Alertou também que os Municípios que se alinharem à política nacional para o setor, terão mais visibilidade e, consequentemente, mais possibilidades de serem atendidos nos seus pleitos para a área cultural.

No final do encontro, o grupo presente agendou uma reunião para o dia 06/12 (terça-feira), ás 19:30h, na sede da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, na qual já serão analisadas as disposições relativas à minuta de projeto de lei que será remetida ao Poder Executivo.
 
Texto e foto: COCAR
Postado: 12:34

Leave a Reply