BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Eduardo: “Visita de Dilma dará novo ritmo às obras”


            

Após a maratona de fiscalização pelas obras da Transposição do Rio São Francisco feita ontem, a presidenta Dilma Rousseff manteve o ritmo e nesta quarta-feira (09), vistoriou canteiros da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco. Recebida pelo governador Eduardo Campos no Sertão, ela reuniu-se com representantes das empresas envolvidas no consórcio responsável pelas obras e cobrou agilidade nos trabalhos.
           

A maratona de hoje começou por volta das 10h no município de Parnamirim, a 561 km do Recife, onde estiveram também os governadores dos outros estados beneficiados pela Transnordestina: Cid Gomes (Ceará) e Wilson Martins (Piauí). No local, eles conferiram a colocação de trilhos e dormentes (estacas de concreto que servem de base para os trilhos) e cumprimentaram operários. 
            

Depois a comitiva seguiu para a cidade de Salgueiro, a poucos quilometros de Parnamirim, onde está instalada a maior fábrica de dormentes do mundo. No local, houve uma reunião com os representantes da Odebrecht Infraestrutura e da Transnordestina Logística S.A. A exemplo do que fez ontem com os empreiteiros responsáveis pela construção da Transposição, a presidenta bateu na questão do cumprimento dos prazos.
           

“Vamos acertar os nossos parafusos para chegarmos à solução mais rápida, que é estar com tudo pronto até o final de 2014. Tomaremos todas as medidas para que isso aconteça, sem exceção. Não há limites para o Governo”, garantiu Dilma, em entrevista ao final da inspeção das obras.
            

Depois de se despedir da presidenta em Juazeiro do Norte (CE), no final da tarde de hoje, Eduardo avaliou a visita da presidenta às obras da Transposição e da Transnordestina: ”Foi bastante positiva. A presidenta procurou os empresários, ouviu suas demandas e procurou eliminar os gargalos dessas duas obras tão importantes para o Nordeste brasileiro. Acredito que agora os trabalhos vão ganhar uma nova dinâmica e a certeza da continuidade”, disse.
            

Presidente da Transnordestina Logística S. A (TSLA), Tufi Daher Filho disse que Dilma saiu satisfeita da reunião. “Ela é muito técnica e se interessa muito pelos detalhes. Mostramos além do cronograma detalhado, a nossa tecnologia que é a mais moderna do mundo”, relatou. Também participaram da reunião os ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Fernando Bezerra Coelho (integração Regional), além de Eva Schianon (interina do Planejamento).
            

GIGANTE – Quando começar a funcionar, a Transnordestina vai costurar os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí por uma estrada de ferro com 1.728 km de extensão. Ao todo, são R$ 5,4 bilhões de investimentos do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC). Hoje, 35% da obra encontra-se concluída. Atualmente, mais de 10 mil pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente nos trabalhos de construção da ferrovia, que conta com 11 lotes iniciados e 25 frentes de trabalho.
           

As obras dividem-se em 33 lotes. São onze no Piauí e outros 12 no Ceará. Pernambuco possui 10 frentes de trabalho e é onde as obras estão as mais avançadas. O primeiro trecho a ficar pronto, em abril deste ano, será o que vai de Missão Velha (CE) até Salgueiro (PE) num percurso de 96 km. Já os 136 Km que separam Salgueiro (PE) à Trindade (PE) devem ser concluídos em abril de 2012.
            

Quando estiver totalmente pronta, em 2014, a ferrovia vai transportar cerca de 30 mil toneladas/ano de grãos e minérios. “Vamos tornar realidade essa ferrovia que não existia fora do eixo Sul-Sudeste. Ela vai funcionar como um caminho de desenvolvimento, garantindo que o interior se ligue ao resto do país e dando melhores condições de comercialização à produção como a capacidade de explorar os potenciais da região do Nordeste”, disse a presidenta.

Postado: 11:21

Leave a Reply