BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

HOMENAGEADO DO IV ENCONTRO DE BOIS DE ARCOVERDE

 
 
Salvador José da Silva foi o personagem escolhido como  homenageado do IV ENCONTRO DE BOIS DE ARCOVERDE. A escolha não lhe recaiu por acaso, pois este homem é considerado um dos mais autênticos foliões da Terra do Cardeal.
 
Nascido nesta cidade, no Campo da Sementeira, no ano de 1946, Salvador Carroceiro, como também era conhecido, mudou-se ainda criança para o bairro de São Miguel, onde viveu até o ano passado, quando faleceu em virtude de um ataque cardíaco fulminante.
Seu Salvador iniciou-se nas brincadeiras de carnaval ainda adolescente, participando do histórico Boi Lavareda do saudoso Luiz Preto. Posteriormente criou o seu próprio brinquedo, o Urso Preto. Em 1979, fundou o Boi Lavandeira, com o qual brincou até o ano passado.
 
O nosso homenageado participou dos três primeiros encontros de bois promovidos pelo COCAR, sempre com muita disposição e alegria, mostrando para as novas gerações a beleza do carnaval de rua que ajudou a construir em Arcoverde. 
Registre-se que Seu Salvador, que atuou além das fronteiras arcoverdenses, participando de festejos carnavalescos em cidades do Agreste Pernambucano, deixou a herança artística para o filho Wellington, que hoje comanda o Boi Tatu e repassa seus conhecimentos à criançada do bairro de São Miguel, onde fica localizada a sua oficina de confecção de brinquedos e alegorias.
 
O Boi Lavandeira foi passado para outro filho, Glaison, que este ano estará comandando a "troça" de seu pai no IV ENCONTRO DE BOIS DE ARCOVERDE, que ocorrerá nesta sábado (04/02), com concentração marcada para as 15 horas na Praça do São Geraldo, de onde sairá com destino à Praça da Bandeira.

Merece todas as nossas homenagens esse folião que no  anonimato e na sua simplicidade teve uma grandiosa colaboração para manutenção das tradições carnavalescas de Arcoverde.


Foto: Acervo da família
Fonte: COCAR
Postado: 21:20

Leave a Reply