BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

PNI de Arcoverde faz balanço em novas instalações‏

 
 
Desde outubro do ano passado, o Programa Nacional de Imunização de Arcoverde- PNI deixou as antigas acomodações na garagem da Vigilância em Saúde do município e passou a integrar novas instalações, no prédio do Ambulatório Estadual de Especialidades Médicas (antigo PAM).
 
“A aquisição de um espaço maior e exclusivo para o PNI trouxe para os munícipes a oportunidade de ser melhor atendido, com uma atenção voltada aos problemas de imunização. Atualmente, oferecemos atendimento às crianças em situações especiais, graças a criação de uma sala de atendimento e para os funcionários, a satisfação em trabalhar de forma melhor organizada e segura”, esclarece a gerente municipal de Atenção às Imunizações, Michelle Novaes.
A estrutura organizada em quatro salas divide o ambiente em recepção, almoxarifado, gerência, rede de frios, sendo essa última, hoje, em tamanho ideal para funcionamento, climatizada e com equipamentos novos, para oferecer imunos de qualidade às famílias arcoverdenses. “Sempre foi uma luta nossa por um espaço individualizado, pois sempre dividimos o ambiente com outros programas. E, enfim, conseguimos”, fala Novaes.
PNI - Criado em 1973 e institucionalizado em 1975, o Programa Nacional de Imunizações tem por objetivo contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis, por meio de duas estratégias básicas: vacinação de rotina e campanhas anuais, de maneira descentralizada e hierarquizada.
Uma das metas operacionais básicas do PNI é vacinar 100% das crianças que nascem a cada ano contra as doenças incluídas no chamado esquema básico de vacinação.
 
Em Arcoverde, a Coordenação do Programa de Imunizações não tem medido esforços para vacinar não só as crianças, mas as famílias, afinal praticamente todo cidadão brasileiro (gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos) necessita receber vacina para prevenção de doenças.
As coberturas vacinais, na cidade, estão em torno dos 98%, resultado do somatório de esforços entre Agentes comunitários de Saúde, Enfermeiros, Médicos e Técnicos de Enfermagem, que diariamente travam um luta de enfrentamento para contemplar tantas ações na saúde. 
 
 
 
Além de promover as ações de vacinação, a coordenação priorizou, em 2011, a informatização das principais salas de vacinação do município com repasse online dos vacinados para o Ministério da saúde, sendo reconhecido como um dos primeiros municípios a implantar o sistema no Estado de Pernambuco. 
 
Fonte: Arcoverdedetodos
Postado: 16:02 



Leave a Reply