BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Assentamentos de Petrolândia e Taracatu terão obrasde abastecimento d’água para consumo humano



O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, em reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, realizada na sede da Sudene, quinta-feira (15/03), recebeu orientação imediata para a liberação de recursos que garantirão a construção de sistemas de abastecimento e tratamento de água para consumo humano, em quatro assentamentos dos municípios de Tacaratu e Petrolândia, no Sertão do São Francisco. As obras beneficiarão 1.211 famílias.

Além disso, será realizado um estudo da viabilidade de práticas de agricultura irrigada em propriedades voltadas à produção familiar, nos assentamentos de Lago Azul, Abreu e Lima, Lenin e Antônio Conselheiro I, II e III. As obras serão executadas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio do Departamento de Infraestrutura Hídrica.

Em visita à região, nesta sexta-feira (16/03), Ranilson Ramos foi acompanhado pelo prefeito de Petrolândia, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e lideranças do Movimento dos Sem Terra (MST). Na ocasião, o secretário explicou que a ação atende uma solicitação do Movimento e tem a participação direta da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

“Por determinação do governador Eduardo Campos, estamos atendendo ao convite das lideranças do MST, em Pernambuco, e associações dos assentamentos, o que nos permite in loco compreender melhor a luta e as reivindicações dessas comunidades”, destacou Ranilson. Ele disse, ainda, que, no próximo dia 27/03, estará em Brasília, junto com representantes do Movimento dos Sem Terra no Estado, para apresentar ao ministro Bezerra Coelho os projetos de abastecimento de água e irrigação para os assentamentos.

O dirigente estadual do MST, Vilmar José de Jesus, disse que agora o povo renova as esperanças de ver as famílias voltarem a produzir. “Hoje, após onze dias de mobilização,  tivemos uma resposta positiva com a visita do Governo, por meio do secretário, Ranilson Ramos, e pelos compromissos aqui firmados”, comemorou.

Na ocasião, o secretário anunciou que o ministro da Integração Nacional liberou a distribuição de 450 kit’s de irrigação para a implantação dos Quintais Produtivos, uma ação que antecede um programa ainda maior de agricultura irrigada para as comunidades visitadas. Por fim, as lideranças dos movimentos orientaram os Sem Terra a desocuparem o reservatório de água da Chesf.


Postado: 18:05

Leave a Reply