BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

IPA capacita novos extensionistas




O Presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), júlio Zoé de Brito, acompanhado pelo diretor de Extensão Rural, Genil Gomes, abriu, hoje (13/03), o curso de capacitação inicial para extensionistas de contrato temporário. O curso, que segue até 23/03, faz parte do Programa de Formação Continuada do Departamento de Educação Profissional.
A formação acontece no Cetreino, em Carpina, e conta com 70 participantes que já desenvolvem atividades de Ater junto aos agricultores do Estado, como também aos beneficiários dos contratos das Chamadas Públicas. “Nossa obrigação é ajudar os agricultores familiares para que eles não tenham a agricultura apenas como meio de sobrevivência, mas, também, renda digna e qualidade de vida, deixando o exemplo para seus filhos”, afirmou Júlio Zoé de Brito.
Dentre as várias atividades do evento, serão abordados conteúdos como: Políticas Públicas, Territórios da Cidadania, Plano Brasil sem Miséria, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Agroecologia, Importância do Crédito Rural para a Agricultura Familiar, Metodologia de Extensão Rural, Uso da Homeopatia no Manejo Sanitário Animal, além de Oficinas Técnicas sobre Caprinovinocultura, Cadeia Produtiva do Leite e Hortifruticultura.
Segundo Genil Gomes, ser extensionista é algo sublime, fazendo com que os agricultores familiares tenham a oportunidade de desenvolver a sua unidade produtiva de forma sustentável. “Com base na nova Lei de Ater, tivemos muitos avanços, porém sabemos que outros desafios ainda estão por vir”, destacou.
O curso tem o apoio de instrutores do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DEAT), do Departamento de Estudos Prospectivos (DEEP), ambos do IPA, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e dos agricultores do Assentamento Chico Mendes II.
Postado: 15:24

Leave a Reply