BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

JORNAL ÚLTIMAS NOTÍCIAS: DIA INTERNACIONAL DA MULHER




Comemoram hoje as mulheres em todo o mundo o seu Dia Internacional. Mas comemoram o quê? E porquê? A data tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.


A desigualdade de condições entre homens e mulheres deixa o Brasil atrás de 79 países em um ranking de 146 nações, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O Índice de Desigualdade de Gênero (IDG) é um dos indicadores complementares ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O IDG é uma medida composta que reflete a desigualdade entre homens e mulheres em três dimensões: saúde reprodutiva, capacitação e mercado de trabalho, de acordo com o Pnud. O índice considera variáveis como mortalidade materna, gravidez na adolescência, assentos do Parlamento nacional e taxa de participação na força de trabalho.

No Brasil, 48,8% das mulheres adultas têm alcançado pelo menos o nível de educação secundária, contra 46,3% dos homens. O país reduziu significativamente a taxa de mortalidade materna nos últimos anos, que caiu de 110 para 58 a cada mil nascimentos, entre 2010 e 2011. No entanto, apenas 9,6% dos assentos do Congresso Nacional são ocupados por mulheres. Na Suécia, por exemplo, essa proporção é 45%. Outro fator de desigualdade de gênero marcante no Brasil é a participação no mercado de trabalho: a taxa é 60,1% para as mulheres e 81,9% para os homens.

Se chegarmos em Pernambuco, apenas 3 mulheres de um total de 49 deputados estaduais, representam o voto feminino na Casa Joaquim Nabuco. Ou seja, apenas 6% da representatividade. Descendo para Arcoverde temos na Câmara Municipal 2 mulheres, que representam 20% da representatividade da Casa James Pacheco. Sem falar no Governo, aonde temos 2 secretarias chefiadas por mulheres e a vice-prefeitura que também é da cota feminina. Lá, no alto, já temos nossa 1ª presidente ou presidenta como ela gosta de ser chamada. Apesar das diferença sociais, de empregos, salários e da própria violência que acompanha a vida de milhões de mulheres, a mulher tem mais que comemorar no seu dia. Comemorar com um grito de alerta contra a desigualdade, a discriminação e a violência.

CURTAS

Em entrevista ao programa Frente a Frente do jornalista Magno Martins, o prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PR), anunciou seu rompimento oficial com o deputado Inocêncio Oliveira (PR). A motivação foi a rejeição das contas do prefeito referentes ao exercício de 2005. Na terça-feira passada, quatro vereadores ligados a Inocêncio votaram pela recomendação do Tribunal de Contas do Estado. Terminava ali uma aliança de 17 anos.

O velho filme do coronelismo eleitoral pairou sobre a política de Garanhuns no dia de ontem. Veio através de uma entrevista do pré-candidato do PSB a prefeito de Garanhuns, Antônio João Dourado. Ele diz que o único candidato oficial de Eduardo, que o governador vai mandar Sergio Guerra retirar a candidatura de Aurora Cristina (PSDB) e detonar a candidatura de Izaias Régis (PTB) com o senador Armando Neto. Pra fechar ele fala que “o governador vai lascar Zé da Luz (PHS)”, caso insista com a candidatura a prefeito. Só faltou dizer que o governador vai dar o mandato de prefeito sem precisar dos votos do povo de Garanhuns.

O Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, já escolheu um lado para apoiar nas eleições para prefeito em Petrolina: o candidato do PSB, Fernando Filho. O apoio tem um preço: reforço no seu projeto de chegar a Câmara Federal com os votos do futuro prefeito.

A Câmara Municipal de Alagoinha, no Agreste pernambucano, deve votar na próxima terça-feira (13 de março) o pedido de cassação do vereador Augusto Simões (PC do B), sobrinho da ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões. O motivo? Transferiu o título de eleitor para Pesqueira, onde quer ser candidato a prefeito. Confirmada a cassação, o primo dele, Marcos Garcia Simões, assume a vaga.

E em Arcoverde, aonde a oposição diz que o tempo do “Dr. Zeca” acabou, ela ainda espera que o prefeito anuncie seu candidato para poder ratificar o nome da “próxima vítima” das urnas locais. Estão tão certos da vitória que estão com medo de escolher o candidato.Tem lá o Zé Gotinha, não é o da vacina, mas o da turma do azulão, que faz hoje a farra em ritmo de campanha eleitoral sob as barbas do Ministério Público, alegando homenagear as mulheres. Palanque eleitoral extemporâneo. Dizem que quem anda marcando, toda semana, na falta de outra coisa melhor pra fazer, a data do anúncio do prefeito, é a própria oposição. 

Em Ibimirim, um grupo se reuniu com o título de “oposição” ao atual prefeito, o padre Marcos, para definir o candidato a sucessão 2012. Estava lá um pouco de tudo, inclusive a atual vice-prefeita, um dos pré-candidatos do atual prefeito, além de outros que ainda não sabem pra onde vão. Dizem os analistas políticos da cidade que a reunião foi articulada pelo próprio padre, com direito paritário de participação. Tava lá a vice e outros da batina oficial pra confirmar.

E na cidade da Pedra a alegria dos atuais comandantes do poder ( Francisco Braz e Cia ) parece que começa a se desfazer. Apostavam que o ex-prefeito Zeca Vaz (PTB) não poderia ser mais candidato devido a Lei do Ficha Limpa. Com amplo apoio popular e com todas as suas prestações de contas aprovadas pela Câmara de Vereadores, Zeca Vaz não apenas confirma sua pré-candidatura como comemora que seu nome está fora da mais recente lista de fichas sujas divulgada pelo TRE. O vermelho promete dar um banho no azul na vizinha cidade da Pedra. 

Fonte: Arcoverdedetodos
Postado: 07:13


Leave a Reply