BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

35 anos de existência da Casa da Cultura


A Casa da Cultura completa, nesta quinta-feira, trinta e cinco anos de existência. Para comemorar, um dos mais importantes equipamentos culturais de Pernambuco será palco, neste mês de abril, de uma série de atividades artísticas.
O diretor de Gestão de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura, Célio Pontes, confirma que serão publicadas licitações que irão injetar cerca de R$ 500 mil em reformas estruturais importantes, como pintura interna e da fachada, conserto de calçamento, telhado, entre outras intervenções.
Nesta quinta-feira, data em que a Casa da Cultura foi inaugurada, a programação é especial e começa com a exibição do documentário Arquitetura da Casa da Cultura e Movimentos Culturais, produzido pelos alunos do Curso de Cinema Digital, da própria Casa da Cultura. Durante todo mês de abril, no entanto, a Casa estará com uma programação especial de aniversário.
HISTÓRIA - Localizado no bairro de Santo Antônio, o antigo prédio da Casa de Detenção do Recife, construído em 1867, no estilo neoclássico, durante 118 anos seguidos foi palco de dor e sofrimento para infratores. Contudo, a sua proposta inicial de manter somente criminosos em suas celas foi desvirtuada nos tempos duros do regime militar, recebendo também, em suas dependências, aqueles que se opunham à ditadura instalada no país, a partir do golpe militar de 31 de março de 1964.
Com o passar do tempo e com o crescimento da cidade, sobretudo na área central, surgiu a necessidade do afastamento do presídio para zonas mais distantes, e a conseqüente transferência dos presos. A Casa de Detenção foi fechada em 1973, e teve suas muralhas derrubadas, dando início ao processo de transformação. Em seu lugar surgiu, em 14 de abril de 1976, a Casa da Cultura de Pernambuco, e 4 anos depois, em 3 de setembro de 1980 ocorreu o seu tombamento.
A Casa da Cultura foi o primeiro Monumento Histórico da cidade do Recife. Atualmente, o artesanato e a cultura popular do estado estão presentes na Casa da Cultura, através das mais diferentes manifestações. Seus 156 boxes (antigas celas) abrigam, ainda, produções de artistas dos mais diversos segmentos. Artigos em couro, renda, cabaça, madeira e barro são exemplos do potencial artístico de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO:

14h – Mostra do vídeo documentário Arquitetura da Casa da Cultura e Movimentos Culturais, produzido pelos alunos do Curso de Cinema Digital, da própria Casa da Cultura.

15h - Apresentação Teatral da Cia. Máscaras.

16h – Missa Ecumênica

17h – Apresentação de música regional e forró pé-de-serra, com o cantor Kayto.

Toda a programação, aberta ao público, será apresentada no Hall Central da Casa da Cultura.

Leave a Reply