BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Pernambuco investe na produção de biodiesel‏





Seguindo orientação do Governo Federal de produzir combustíveis limpos a exemplo do biodiesel, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco está investindo em novas alternativas de produção. A experiência recai agora sobre a cultura do girassol. As discussões a respeito do biodiesel têm procurado priorizar oleaginosas que proporcionem um maior incremento na renda dos agricultores familiares.

Durante o Dia Especial Sobre a Cultura do Girassol, realizado em Serra Talhada, na quarta-feira (04/05), foram abordados entre outros assuntos o histórico da cultura, prevenção, formas de planto, preparação do solo, desenvolvimento, capina, adubação, sistema radicular, doenças, pragas, e colheita.

De acordo com o coordenador do Programa do Girassol e chefe da Estação Experimental do IPA em Serra Talhada, Ivan Oliveira, o Dia Especial foi dividido em duas etapas, aulas teóricas e práticas. Durante a visitação assistida aos campos de cultivo foram apresentadas as variedades em experimentação.

Entre os participantes estiveram o vice-prefeito do município, Luciano Duque, representantes do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Serra Talhada, o diretor de Extensão Rural de IPA, Genil Gomes, professores universitários, agricultores, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Lúcia Bandeira, e os alunos de agronomia.

Durante a oportunidade, eles conheceram de perto as potencialidades da cultura ainda pouco conhecida no estado, mas que promete mudar a paisagem do Sertão pernambucano, contribuindo para a qualidade de vida das populações do campo e das cidades.

A professora do Campos de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Elma Machado Alaíde, destacou a iniciativa do IPA em desenvolver atividades práticas in loco, considerando o estudo das cultivares de acordo com a adaptação as condições de clima e solo de cada região.

Postado: 10:16

Leave a Reply