BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Sanar: Estado lança programa contra doenças negligenciadas




A Secretaria Estadual de Saúde realiza, nesta sexta-feira (06/05), das 8h30 às 17h, o Fórum de Mobilização para Enfrentamento das Doenças Negligenciadas no Estado de Pernambuco, no auditório do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária.

No fórum, será lançado o Sanar, Programa que tem objetivo de enfrentar doenças tropicais endêmicas que atingem a população de baixa renda. Será a primeira vez que o Estado lança ações consistentes e integradas para combater enfermidades que, pela camada social que afetam, sempre foram consideradas como negligenciadas.

Estarão presentes no evento, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, o representante da OPAS/OMS no Brasil, Henrique Gil, o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, técnicos do Ministério da Saúde e de várias Secretarias de Estado, Secretários Municipais e profissionais de saúde de diversas instituições e serviços.

Dados sobre Doenças Negligenciadas:

Tracoma – doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções. No último inquérito realizado pela SES, em 2006, 42 municípios pernambucanos foram declarados com alta prevalência da doença.

Doença de Chagas – provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, a doença pode se apresentar na fase aguda ou somente na forma crônica, com complicações cardíacas ou digestivas. Em 2009, foram registrados, no Estado, 18 casos, contra 35 em 2008.

Hanseníase – a doença é representada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, podendo afetar a força muscular, a marcha (caminhar), entre outras, e até provocar deformidades físicas. Pernambuco ocupa a 3ª colocação em número de casos. Em 2010, a SES contabilizou um total de 2.728 casos de hanseníase. Desse total, 259 foram notificados em menores de 15 anos. Em 2009, os novos casos somaram 3.204, sendo que 322 foram diagnosticados em menores de 15 anos.

Filariose – provoca dilatação dos vasos linfáticos, podem ocasionar linfedema de membros, e/ou mamas no caso das mulheres, e hidrocele nos homens. De acordo com o último balanço da doença, Pernambuco registrou, em 2009, um total de 69 casos positivos de filariose, de um universo de 133.897 exames realizados, o que representa um percentual de positividade de 0,05%.

Esquistossomose – doença transmissível, parasitária, causada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma. Nos casos mais graves da fase crônica, o estado geral do paciente piora bastante, com emagrecimento, fraqueza acentuada e aumento do volume do abdômen, conhecido popularmente como barriga d’água. Só em 2010 foram registrados, em Pernambuco, 8.282 casos positivos de esquistossomose, com 186 óbitos.

Helmintíase – as parasitoses intestinais representam a doença mais comum do globo terrestre. Os principais sintomas são cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço. O quadro clínico está diretamente relacionado com a carga parasitária e com o estado nutricional do hospedeiro. Em 2010, foram registrados, em Pernambuco, um total de 12.342 casos da doença, sendo 7.783 casos de ascaridíase, 699 de ancilostomíase e 3.860 de trichuríase.

Tuberculose – doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, mas, também pode atingir os ossos, rins, olhos, e meninges. Pernambuco possui uma média de 4.000 novos casos da doença por ano e 200 óbitos, ocupando o 4º lugar em incidência (números de casos novos) e o 2º lugar em mortalidade entre os Estados brasileiros. Em 2011, até o final de março, já foram confirmados 505 casos de tuberculose. Em 2010, foram 4.050 casos, e em 2009, 4.244. Em relação ao número de óbitos, foram 167 em 2009; 98 em 2010; e 4 em 2011. Além disso, o Estado tem o maior percentual de abandono do tratamento (11%).

Postado: 23:59

Leave a Reply