BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

CINE SÃO JOSÉ em Afogados da Ingazeira RENOVADO




O Cine São José nasceu em 14 de novembro de 1942, por iniciativa de Elvécio Lima. Pouco depois, foi adquirido pela Diocese de Afogados da Ingazeira, comandada à época por Dom Mota. Fechado por anos e apenas com as paredes e fachada intactos, o cinema passou por um longo processo de restauração a partir da década de 90, capitaneado por uma comissão formada por Carlos Gomes, Marcos Antonio, Evanildo Mariano, José Arlindo e Augusto Martins, com apoio da sociedade.

A cobrança culminou com a restauração feita pela Fundarpe. Hoje, Marcos, Evanildo e Carlos integram a Associação Cultural São José, que continua exibindo filmes do circuito nacional e internacional. Também apresenta sessões de cineclubismo e participa do Dia Internacional da Animação, no mês de outubro.

Depois de um amplo debate entre Diocese e Associação, desde 2010, a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, que gerencia a Rádio Pajeú, ficou também responsável pela manutenção do prédio do cinema, que pertence à Diocese de Afogados da Ingazeira, custeada em parte com a arrecadação das locações do prédio e com recursos próprios da entidade.

Na reforma, além da renovação total da pintura, foram feitos reparos na estrutura do prédio, parte hidráulica e elétrica. O trabalho final foi orçado em pouco mais de R$ 10 mil, segundo dados da Fundação.





Estas são as imagens do Cine São José, em Afogados da Ingazeira, depois da restauração da pintura e reparos, para que sejam preservadas suas características originais desde de sua restauração pela Fundarpe, em dezembro de 2003.

Fonte e foto: Nill Júnior
Postado: 14:00

Leave a Reply