BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

CULTURA AFRICANA EM ESCOLA DA PEDRA‏





II Banzo África da Escola Anete Vale

Na ultima semana de maio a Escola Anete Vale de Oliveira, do município da Pedra – PE, realizou pelo segundo ano consecutivo o evento denominado Banzo África , o qual teve por finalidade atender à Lei 10.636/03, a qual prevê a implantação da Historia e Cultura africana e afro descendente na grade curricular das escolas de todo país. O Banzo África também objetivou louvar o 25 de maio "Dia da África no Brasil".

Foi uma semana de oficinas artísticas, contemplando música(Cristiano Meneses - Cristiano do Pife), dança (maracatu, coco), artesanato( mestra Edilza Vasconcelos), produção cultural (teatro) e capoeira. A inovação esse ano ficou por conta da oficina de culinária afro e afro descendente, dada pelas cozinheiras (Nenê, Maria e Coca) às educandas.

O ponto maior das manifestações se deu no dia 27/05, sexta-feira, quando ouve a culminância do projeto com apresentações das oficinas trabalhadas durante a semana, mostra dos levantamentos estatísticos sobre a temática e exibição dos trabalhos artísticos construídos durante o processo

Vieram à cena Baianas, Orixás, e sincretismos, além de recital poético oferecido pelos educandos da escola, com poesias africanas e afro-brasileiras. O fechamento da festa foi com um grande trupé animado pelo Samba de Coco Brincadeira de Criança da Escola Anete Vale.

Jaelson Gomes e Wyra Darc, professores educadores da Escola Anete Vale, organizaram esse trabalho interdisciplinar, que contou com o apoio de todos os que fazem educação acontecer...

Ressalte-se que os educadores Jaelson Gomes e Edilza Vasconcelos são integrantes do COCAR.

Parabéns aos que fazem a Escola Anete Vale!!!

Fonte: COCAR
Postado: 14:25

Leave a Reply