BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

ASBRAER propõe ao governo a criação de órgão para coordenar a política nacional de extensão rural






Brasília (DF) — Embora reconheça que a assistência técnica e a extensão rural são essenciais para o sucesso do Programa Brasil sem Miséria, carro-chefe da sua ação socioeconômica, o governo federal quer mais um tempo para refletir sobre a proposta apresentada hoje pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). A instituição defende a criação de um órgão, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que centralize as orientações políticas e os recursos orçamentários destinados à extensão rural, hoje, pulverizados em diferentes unidades do governo federal.

No encontro com o ministro Afonso Florence, do MDA, o presidente da ASBRAER e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, afirmou que os dirigentes das entidades estaduais têm convicção de que a extensão rural precisa ser fortalecida para que essas políticas públicas cheguem ao campo, onde há maior concentração de fome e miséria. Júlio Zoé estava acompanhado dos dirigentes das entidades estaduais Cleide Maria Amorim de Oliveira (Pará); Rubéns Ernesto Niederheitmann (Paraná); Jefferson Feitoza de Carvalho (Sergipe); Marcelo Lana Franco (Minas Gerais); e José Guilherme Tollstadius Leal (Distrito Federal), representantes de todas as regiões do país.

O presidente da ASBRAER ponderou ao ministro que a pulverização de verbas revela uma “celebração de esforços do governo federal, mas o resultado não é bom”. E acrescentou: “Muito bom seria se tivéssemos um órgão, uma massa crítica, coordenando o alinhamento das políticas de extensão rural com os estados. A SAF (Secretaria de Agricultura Familiar) e o Dater (Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural) não contam com recursos suficientes para isso”. O orçamento para a extensão rural é de R$ 159 milhões.

O ministro Afonso Florence afirmou que refletirá sobre a sugestão da ASBRAER e aceitou a ideia de avaliar o estudo técnico que a associação encomendou, desenhando a estrutura de um possível órgão que dê consequência ao Sistema Único Descentralizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisbrater).

O mesmo tema foi tratado durante o encontro pela manhã com o secretário de Agricultura Familiar (SAF) do MDA, Laudemir André Müller. O presidente da Emater do Paraná, Rubéns Niederheitmann, lembrou que a assistência técnica existe há mais de 60 anos no país e resistiu ao desmonte ocorrido na década de 1990. Ele reconheceu que os serviços necessitam de ajustes. “Hoje, precisamos de uma coordenação operacional em nível nacional, atualizado e enxuto. Isso vai dar ao governo um instrumento adequado pela sua capilaridade e compromisso.”
“Representamos todo o país e não queremos resgatar a velha Embrater, mas desejamos algo novo que contemple a modernidade”, completou o vice-presidente da Emater/Minas Gerais, Marcelo Lana.

O secretário se mostrou disposto a aprofundar o debate. Ele reconheceu que a assistência técnica e a extensão rural têm grande importância para a qualidade da política governamental voltada à eliminação da miséria. Afirmou ainda que, durante a formulação e as negociações do programa, a possibilidade de atendimento individual às famílias, por meio dos extensionistas, foi essencial no processo de convencimento dos demais órgãos de governo. No entanto, avaliou que é fundamental mostrar resultados para, em seguida, levar ao alto escalão do Executivo federal as necessidades existentes, entre elas, eventualmente, a de criação de um órgão, como defende a ASBRAER.

Foto: Divulgação
Postado: 13:07

Leave a Reply