BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Brasil sem Miséria: Eduardo sugere mais frentes de atuação





“Um momento importante, que dá a partida para uma nova investida no enfrentamento definitivo do verdadeiro risco-Brasil, que é o fato de ainda existirem pessoas vivendo em situação de extrema pobreza”. Foi assim que o governador Eduardo Campos avaliou o lançamento do programa Brasil Sem Miséria no Nordeste, realizado nesta segunda-feira, 25/07, em Arapiraca/AL.

Segundo o Governo Federal, de cada dez pessoas extremamente pobres do Brasil, seis estão no Nordeste. Nos nove estados da região encontram-se 9,6 milhões de brasileiros vivendo em situação de extrema pobreza. Nesta primeira etapa, as ações do Plano vão seguir em quatro eixos principais: o acesso à água na zona rural do semiárido; aumento da produção da agricultura; promoção de assistência técnica e acordos para compra dos produtos pelo governo e por redes de supermercados, além da ampliação da oferta de serviços de saúde.

O evento que marcou o lançamento do programa foi precedido de uma reunião, durante a qual ministros de Estado e os governadores do Nordeste pontuaram as realidades dos seus estados e fizeram sugestões de adaptações ao inicialmente planejado como foco do programa. Eduardo fez questão de dizer que, tão importante quanto as medidas que visam beneficiar segmentos sociais com renda insuficiente, é atacar problemas estruturais que afetam grandes parcelas da população, caso concreto das deficiências do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Estamos enfrentando problemas muito graves nesta área, presidenta Dilma, e estamos dispostos a contribuir na concretização de soluções. Faltam médicos e nós governadores podemos contribuir para o aumento da oferta de vagas no cursos de medicina, como estamos fazendo em PE. Mas o principal é que precisamos garantir mais recursos para refazer a atenção primária em programas como o de Saúde da Família”, disse o governador, que propôs também a vinculação do Plano Brasil Sem Miséria ao programa de enfrentamento as drogas.

Eduardo pediu ainda mais investimentos no programa de garantia-safra e apoio aos trabalhadores de culturas como cana, fruticultura e laranja em vários estados da região. “Fortelecer alguns arranjos produtivos como o da cana, por exemplo, é forma segura de garantir emprego e renda proteger a família das conseqüências da pobreza”, acrescentou.

Para o eixo da compra direta de alimentos produzidos pela agricultura familiar, o governador de Pernambuco propôs a compra dos produtos dos agricultores rurais para distribuição da merenda nas escolas como já é realizado em Pernambuco. "Já estamos com esse modelo em 173 escolas, beneficiando 150 mil alunos de munícipios onde há maior vulnerabilidade. A criança chega, se alimenta e estuda", explicou.

Postado: 14:20

Leave a Reply