BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Projeto Sextas Feiras Culturais – Sessão em Homenagem às Artes Cênicas




A cultura de Arcoverde viveu mais um dia de júbilo com a homenagem do Projeto Sextas Feiras Culturais ao segmento das artes cênicas. Foi ontem, dia 08/07, onde foram agraciados com troféus os grupos Tropa do Balacobaco, ETEARC, Grupo Mandalá e Teatro de Retalhos. Como pessoas físicas receberam homenagem especial Paulo de Oliveira Lima e o saudoso Geraldo Barros.

Estiveram presentes no evento os vereadores Jairo Freire, que presidiu a sessão solene, Luciano Pacheco, autor do projeto de Decreto Legislativo que instituiu o Sextas-Feiras Culturais, e Célia Cardoso.

Após a abertura da sessão, homenageou-se o Grupo ETEARC, tendo o seu diretor Allan Shimitty,nos seus agradecimentos, falado do histórico do grupo, lembrando pessoas que fizeram parte da construção do segmento teatral em Arcoverde.

Na seqüência Kleber Araújo, Presidente do COCAR, saudou os homenageados e fez considerações sobre a retomada da construção do Teatro Municipal Geraldo Barros, sobre a inserção da cidade de Arcoverde no Sistema Nacional de Cultura e apresentou abaixo assinado a ser encaminhado à Secretaria Estadual de Cultura, reivindicando a realização do Festival Pernambuco Nação Cultural no Sertão do Moxotó.


Romualdo Freitas recebeu das mãos de Maria Rosileide, representante do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, o troféu oferecido à Tropa do Balacobaco e fez discurso muito aplaudido, no qual trouxe à baila às dificuldades por que passam as pessoas que fazem cultura na Terra do Cardeal.

O grupo Mandalá de Teatro foi representado por Ney Mendes, que enfatizou que os grupos que atuam na Estação da Cultural enfrentam sérios problemas estruturais para manter o único espaço público utilizado pela cultura arcoverdense, que é o prédio da antiga estação de trem.

Para falar das ações do MST - Movimento dos Sem Teatro, subiu à tribuna o ator Eder Lopes, que, após ler o manifesto do movimento, convidou todos a participar do“Assentamento”, evento cultural que ocorrerá, no dia 16/07, a partir das 16h, em frente à construção destinada ao Teatro de Arcoverde.

Carol Viana falou em nome do Teatro de Retalhos e provocou os vereadores presentes a convocar de imediato uma sessão para discutir a retoma da construção do Teatro Geraldo Barros. Depois foi convidado o ator, diretor e dramaturgo Paulo de Oliveira Lima, que agradecendo a homenagem, citou seus passos no segmento das artes cênicas arcoverdense, que teve ponto de partida na década de 70.

Lulinha Leite, contemporâneo de Geraldo Barros na atuação teatral, foi convidado para receber em nome desse o troféu comemorativo. Sobre a pessoa de Geraldo explanou com muita emoção Romualdo Freitas.

Também foi convidado a se pronunciar o Maestro Eduardo Espinhara, que relatou os trabalho desenvolvidos pelo Coral Vozes de Arcoverde, mantido pelo SESC, e que atualmente vem apresentando o espetáculo Taí, Vozes do Sertão, onde se conta a história da cantora Carmem Miranda.

O Vereador Luciano Pacheco comprometeu-se a arregimentar uma comissão de parlamentares a participar de uma audiência com o Secretario Estadual de Cultura para encaminhar a reivindicação para que se realize no Sertão do Moxotó o Festival Pernambuco Nação Cultural. Célia Cardoso mencionou o envio, por iniciativa sua, de requerimento ao Poder Executivo solicitando a realização de audiência com a classe artística para tratar do Sistema Nacional de Cultura. O Vereador Jairo Freire, ao fazer as considerações finais, comprometeu-se a abrir imediatamente as discussões no Legislativo para a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Foi anunciado, ainda, que a próxima homenagem do Projeto Sextas-Feiras Culturais será direcionado às artes plásticas e ao artesanato.


Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR

Postado: 09:10

Leave a Reply