BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

ARCOVERDE, SERRA E SALGUEIRO INTEGRAM O GUIA ROTA 232, DE VALORIZAÇÃO DO ARTESANATO


Foto: Arnaldo Ténorio



Oito estabelecimentos de Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro compõem o capítulo sobre o Sertão no Guia de Artesanato da Rota 232, criado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, que será lançado no dia 14 de setembro, em Caruaru. O guia faz parte do projeto de interiorização do turismo e visa valorizar os equipamentos que já estão em funcionamento no Estado.

No município de Arcoverde, Porta do Sertão, o artista Arnaldo Tenório mostra suas obras em massa de papelão na Galeria Art Arcoverde; e dona Maria das Dores com seu trabalho em palha de milho se destaca na Casa do Artesão de Arcoverde. Em Serra Talhada, o Museu do Cangaço abriga um vasto acervo sobre o Lampião, com fotografias, documentos, objetos e utensílios que pertenceram ao próprio Rei do Cangaço. Na Casa do Artesão de Serra Talhada, os artesãos expõem suas peças em madeira, cerâmica, biscuit, pedra seixo, tecido e uma grande variedade de trabalhos manuais.

Tudo é natural no artesanato das mulheres do Sítio Pitombeira, em Salgueiro. Elas fazem bolsas, cintos, cestas, jogos americanos, almofadas e outros produtos com a fibra da bananeira e tingem as peças com imburana e aroeira. Apesar de ser usada pelo Artesanato Sítio Pitombeira, a fibra de bananeira não é a matéria-prima mais usada na cidade. O couro é protagonista do artesanato de Salgueiro.

Para conhecer a relação entre a matéria-prima e o povo do Sertão, o Memorial do Couro conta com exposições fotográficas e de artesanato em instalações modernas. Funciona onde ficava o antigo presídio do município. A entrada é gratuita. Ainda em Salgueiro, o Artesanato Zé do Mestre confecciona o traje completo do vaqueiro: gibão, perneira, chapéu, bota, luva, guarda-peito, chicote e relho. O material também é a base do trabalho das mulheres agricultoras dos sítios Penedo, Cacimbinha e Tapuiu, responsáveis pelo Artesanato Pecata. Elas vêm resgatando a tradição criando peças diferenciadas.

Fonte: Nill Junior
Postado: 13:36

Leave a Reply