BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

ENCONTRO DE SANFONEIROS DE ARCOVERDE DEIXA SAUDADE‏




Quando José Manoel, Coordenador de Cultura do SESC Pernambuco, anunciou a participação dos sanfoneiros de Arcoverde na programação natalina que ocorrerá em Triunfo e ainda que, no ano de 2012, o SESC – Arcoverde abrirá espaço em sua programação cultural ao forró de pé-de-serra, teve-se a certeza de que a valorização desse segmento cultural não ficará restrita ao Encontro de Sanfoneiros, mas terá desdobramentos que colocarão em relevo artistas que até pouco tempo atrás não tinham o merecido reconhecimento.

Assim, pode-se afirmar que o objetivo do Encontro de Sanfoneiro foi plenamente alcançado e que o evento, sem dúvida, foi uma das mais belas manifestações da cultura que já ocorreram na nossa cidade.




A oficina de sanfona realizada na sexta-feira e no sábado mostrou-se bastante produtiva para os músicos arcoverdenses, que puderam acompanhar os ensinamentos de Cezinha do Acordeon, jovem artista, que hoje é um dos mais requisitados acordeonistas do país. Cezinha repassou temas como dedilhado, harmonização e técnica de fole. Na ocasião os sanfoneiros puderam tirar suas dúvidas e interagir com o professor, que ficou maravilhado com a participação dos pupilos. Acompanharam também a palestra os alunos da Escola de Sanfona da ONG Casa Jonas Moraes.




À noite da sexta-feira foi aberta por Cezinha que apresentou canções do seu repertório e em seguida subiram ao palco os sanfoneiros Cícero do Acordeon, Jonas Alexandre, Benjamim Pereira, Zezinho, Felipe Anderson, Sérgio Coringa, Zezito Santos, Heleno Delmiro, Inácio Martins e Zé Maria.


Ao final das apresentações os sanfoneiros concentraram-se em frente ao palco e saíram em cortejo até o Coreto da Praça da Bandeira, seguidos pelo público que pode acompanhar o mais marcante momento de todo Encontro. Já na Praça da Bandeira, os músicos formaram uma verdadeira orquestra sanfônica e se revesaram no microfone entoando canções, em sua maioria de Luiz Gonzaga.




Um dos pontos destacados no Encontro foi a participação de músicos ligados por vínculos familiares, a exemplo de pais e filhos como Valdeci Vicente e José Márcio, Cícero do Acordeon e Michel, Paulinho e Pedrinho do Forró, e os irmãos Zezinho e Sérgio.

No sábado ocorreu a entrega dos troféus e certificados aos 21 músicos que
participaram do encontro, que após a homenagem tocaram juntos a canção Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), tendo o solo sido executado por Pedrinho do Forró, garoto de sete anos, que foi considerado o mascote do Encontro.



O show musical de encerramento foi iniciado com o competente grupo Os Pariceiros, que animou o público presente com seu excelente repertório. Em seguida, subiu ao palco Cezinha e sua banda, que trouxeram encantamento pela qualidade musical e pelo virtuosismo do sanfoneiro. Cezinha chamou ao palco os artistas arcoverdenses Zezinho, Lacerda e Josias Lima, tendo feito com este um desafio da sanfona com o saxofone, arrancando calorosos aplausos da platéia que se acotovelava em frente ao palco.




Encerra-se o Encontro de Sanfoneiros deixando os músicos, os organizadores e o público com o gosto de quero mais, porém com a certeza de que esse evento passará a compor o calendário cultural de nossa cidade.

Estão de parabéns o SESC e o COCAR pela realização desse marcante momento para a Cultura de Arcoverde e Região.


--
Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR

Postado: 14:07
Fotos: JORNAL PORTAL DO SERTÃO

Leave a Reply