BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Samba de Coco da Malhada recebe novos membros


FOTO: DIVULGAÇÃO


Em agosto o grupo de dança e música recebe novos integrantes no trabalho que já conta com um ano e meio de existência em Arcoverde. A atividade nasceu a partir de projeto remetido ao Criança Esperança em 2009.


Restam apenas três vagas para completar as trinta existentes no Samba de Coco da Malhada. A atividade artística envolve alunos da Fundação Terra, com idade entre 08 e 16 anos e jovens moradores do entorno da Fazenda Malhada, região da zona rural que compreende os municípios de Arcoverde, Sertânia e Buíque.
O Samba de Coco é um dos ritmos que mais caracterizam a região de Arcoverde e surgiu a partir da necessidade de pisar o barro no chão das casas de taipa de antigos moradores. Desse movimento repetitivo, entoando cantos coletivamente, com a participação da família e vizinhos, tiveram origem os passos, como o conhecido “trupé”.

Desde 2010 acompanhando as crianças e jovens no Samba de Coco da Malhada, o arte educador Marcelo Cavalcanti tem bons resultados a comemorar. “O envolvimento das crianças com os elementos do Coco eleva a auto-estima delas e fortalece a sua noção de cultura e arte”, afirma Marcelo. A evolução do grupo tem sido satisfatória. No último São João de Arcoverde, o grupo foi convidado a apresentar-se na programação junina da cidade. A população local e turistas interagiram com os músicos e bailarinos do Samba de Coco da Malhada nas três apresentações na Praça Virgínia Guerra e no Alto do Cruzeiro Velho.

As próximas apresentações são aguardadas com expectativa de estreia para os novos integrantes, pois o grupo vem se renovando. Em setembro, quando a Fundação Terra completa 27 anos, o grupo se apresentará dentro da programação da Semana da Terra, no dia 04/09 (11h, na Rua do Lixo). E no dia 02/09 (19h, na Academia das Cidades), a apresentação acontece na cidade de Tuparetama, na programação do evento Balaio Cultural. Acompanhe e participe!

Postado: 18:43

Leave a Reply