BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Wellington Araújo FALA SOBRE o Núcleo de Hotelaria na cidade




Conhecida pelo Melhor São João de Pernambuco, a cidade de Arcoverde também tem uma das melhores redes de hotéis do interior do estado. De olho neste nicho, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo, conseguiu formar o Núcleo de Hotelaria na cidade. Abaixo uma pequena entrevista sobre o assunto.

RF - O que significa a criação deste núcleo de hotelaria para Arcoverde?

Wellington – Desde que assumimos a secretaria de Desenvolvimento recebemos do Prefeito Zeca a determinação de dar a esta pasta a cara do presente e do futuro de Arcoverde. E o que isso representa? Representa buscar novos investimentos, novas formas de trabalhar, de gerar renda e novos negócios, agregando valores e parcerias. Foi com esse pensamento que partimos para a idéia de unir este segmento de hotelaria no município que, muitas vezes, ficavam se digladiando, perdendo o foco do negócio que é a valorização de nossa terra e da nossa região. A criação do núcleo de hotelaria surgiu dessa necessidade de dar um passo maior no sentido de buscar agregar valores e construir novas opções de negócios para a economia de Arcoverde.

RF – Quantos hotéis fazem parte deste núcleo e como é a participação de cada um?

Wellington – Hoje nós temos fazendo parte deste núcleo 12 hotéis e pousadas. Já fizemos o cadastramento de todos eles, inclusive com a quantificação de leitos e serviços que cada um oferece, bem como estamos formatando várias ações no sentido de dar mais visibilidade a este núcleo. Cada hotel ou pousada participa, primeiramente, debatendo seus problemas e dificuldades e, também, oferecendo propostas e criando práticas mais modernas de atendimento de forma a podermos criar algo que como um selo de qualidade em termos de hospedagem no município e na região. A participação de cada hotel ou pousada nas discussões e projetos que estamos elaborando é essencial para o sucesso do núcleo e da cada um em particular.

RF – Quais são as ações que já estão previstas para este núcleo?

Wellington – Na última reunião que tivemos com os representantes de todos os hotéis e pousadas ficou definido uma pauta com vários encaminhamentos. Um deles era este recadastramento que já fizemos. Outro ponto debatido foi a criação de um material publicitário destacando os equipamentos turísticos e de hotelaria que Arcoverde oferece. Inicialmente faremos um material impresso, tipo um portifólio do que Arcoverde tem de melhor neste segmento e depois uma campanha mais maciça tanto na mídia local, como junto às operadoras de turismo do estado e do Nordeste. Serão ações feitas de forma gradual e sempre em comum acordo com todos os participantes do núcleo. Outra ação que já vai acontecer também é um curso de capacitação de atendimento ao turista e de camareira, em parceria com o Sebrae Pernambuco. Hoje a questão do atendimento é um fator diferencial na escolha do cliente a onde ficar. Resumindo, vamos trabalhar na imagem dos que fazem parte deste núcleo, mas também na qualificação dos que trabalham diariamente com o cliente/turista que chega a Arcoverde.

RF – Qual a situação hoje dos hotéis e pousadas no tocante a questão da ocupação?

Wellington – Hoje o grande filão deste segmento está focando nas representações comerciais que de 2ª a 6ª desembarcam em Arcoverde para vender em toda a região. A ocupação chega a casa dos 70% em alguns dos hotéis. Por outro lado, nos finais de semana esta taxa cai à casa dos 30%. Ou seja, estamos com uma área de ociosidade que precisa ser trabalhada, não apenas para viabilizar os negócios dos donos de hotéis e pousadas, mas também para fortalecer a economia do município. Para isso, estamos pensando na promoção de eventos, resgatando, inclusive, alguns que já existiram na cidade, como o Motofest, de forma a garantimos uma ocupação maior nos finais de semanas dos hotéis e pousadas de Arcoverde. Já estamos em conversa com o prefeito Zeca que nos deu liberdade para trabalharmos neste sentido e esperamos em breve anunciarmos uma série de ações culturais, econômicas e turísticas que vão movimentar os finais de semana em Arcoverde.

RF – Pra finalizar, o que Arcoverde pode esperar da Secretaria de Desenvolvimento para os próximos anos?

Wellington – Bom, pelo menos até o tempo em que estivermos à frente da pasta e com o apoio pleno do prefeito Zeca Cavalcanti, garanto que não faltará trabalho. Não apenas neste segmento de hotelaria, mas em todo o campo econômico. Um bom exemplo é a luta que estamos tendo para consolidar o Distrito Industrial de nossa cidade. Já temos várias empresas prontas para se instalarem na cidade, com projetos aprovados juntos aos órgãos estaduais e que em breve vão dar uma nova cara a economia local. Já recebemos do prefeito a confirmação que está entrando em processo de licitação o receptivo que irá garantir mais conforto e segurança para as mais de 300 lotações que diariamente trazem clientes para o comércio e o segmento de serviços de Arcoverde. Temos ainda a obra da Transnordestina que deve acelerar seu ritmo a partir de setembro com a construção do túnel que vai cortar a BR 232 na altura do Serrano. Serão mais de mil trabalhadores empregados nesta obra que deve se estender até o final de 2012. Hoje Arcoverde vive uma nova era, pautada principalmente pelo desenvolvimento econômico. Graças ao trabalho que o prefeito Zeca vem fazendo desde 2005, reestruturando a cidade, dando uma infraestrutura moderna, é só vê o Corredor da Integração, a duplicação da José Bonifácio e as perimetrais do canal do Riacho do Mel, que sentimos que Arcoverde está no ponto de dar seu grande salto. Não podemos perde o bonde da história e nem tão pouco retroceder, volta aos tempos que projetos políticos pessoais se sobrepunham aos grandes interesses da cidade. Arcoverde hoje tem presente e terá, com certeza, um grande futuro. Para isso, basta acreditar no trabalho e na seriedade dos que vem transformando nossa terra num canteiro de oportunidades. É esse trabalho que pretendemos levar até o último dia em que estivermos à frente da secretaria. Na realidade, nossos planos vão mais além e estamos prontos para seguir o melhor caminho que Arcoverde e o prefeito Zeca decidir. Estamos sempre prontos para o desafio.

Fonte: RF
Postado: 15:35

Leave a Reply