BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

AINDA REPERCUTE A MATÉRIA DO DRº ANSELMO PACHECO publicada no jornal portal do sertão




Aumenta a expectativa do eleitor com a proximidade da divulgação da pesquisa IPEC/JORNAL PORTAL DO SERTÃO no dia 7 de outubro próximo, a exatamente um ano das eleições de 2012 que ocorrerá no primeiro domingo de outubro de 2012. A primeira se tornou referência e alvoroçou e período pré-eleitoral, trazendo números que ao mesmo tempo impulsionaram postulantes e arrefeceram o ânimo de outros. Dizem até que pode ter causado desistências, o que convenhamos é muito cedo. De qualquer maneira o IPEC de forma mais ampla apresentará um perfil do quadro sucessório do ano vindouro que diferentemente dos pleitos anteriores há muito tempo está nas ruas.

Para os candidatos importante anotar os prazos eleitorais disponibilizados pelo TSE, caso contrário estarão impedidos de disputar as eleições de 2012. O item 3 é imprescindível. Vejamos:

OUTUBRO - SEXTA-FEIRA, 7.10.2011
(1 ano antes)

1. Data até a qual todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições de 2012 devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 4º).
2. Data até a qual os candidatos a cargo eletivo nas eleições de 2012 devem ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual pretendem concorrer (Lei nº 9.504/1997, art. 9º, caput).
3. Data até a qual os candidatos a cargo eletivo nas eleições de 2012 devem estar com a filiação deferida no âmbito partidário, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior (Lei nº 9.504/1997, art. 9º, caput e Lei nº 9.096/1995, arts. 18 e 20, caput).

Os pré-candidatos da situação estimulados pelo prefeito Zeca estão literalmente em campanha e em especial Madalena Brito, Wellington Araújo e Luciano Pacheco. Estes três já alcançaram o estágio do porta a porta e já começaram as reuniões com os vários segmentos da comunidade, criando clima de acirrada disputa na base governista. Para os cientistas políticos de plantão, o prefeito Zeca sempre tão atento aos desdobramentos políticos do seu grupo, dessa vez não mensurou a dimensão do seu ato, pois com a liderança que tem poderia ter trabalhado um candidato ao longo dos últimos anos e a exemplo do presidente Lula tê-lo apresentado como de consenso ou quase. Deixar correr da forma como deixou criou uma situação de difícil administração e dificilmente no momento de bater o martelo não ficará seqüelas entre os concorrentes. A não ser que o critério do mais bem avaliado nas pesquisas seja realmente o adotado. Porém, se o prefeito disse que seria então o negócio é ir à luta e chegar a fevereiro de 2012 como o favorito e tudo estará dentro do planejado. Mas como em política tudo pode acontecer é esperar para ver.

Não se pode esquecer que os pré-candidatos Zé Ivan e Giovane Freitas continuam no páreo, porém percebe-se que estão em momento de avaliação de possibilidades, de assuntar o tempo e estabelecer a estratégia que reputam como mais acertada, pois para alguns o processo foi deflagrado cedo demais.

A pré-campanha já cravou o seu primeiro momento pastelão, vide a invasão de vereadores que deveriam estar trabalhando na Câmara, mas que a pretexto de dar um flagra na vereadora ausente Luiza Margarida invadiram uma reunião dos agentes de endemias que recebiam a vice-prefeita Madalena Brito, que no seu direito de cidadã fazia uma palestra no Buffet Arte de Fazer. Ora, se o que eles queriam era constranger a nobre colega de parlamento, ao fazê-lo deveriam ter deixado o recinto, mas não, ficaram para dar explicações vazias, dissociadas da realidade, pois o que motivou o incrível exército brancaleone foi tentar constranger e tumultuar a reunião com a vice-prefeita líder em todas as pesquisas, constituindo-se em fato meramente eleitoral, além do que dizem, com alguns gestos de truculência. É como afirma um sábio da política arcoverdense: “muita calma nessa hora”.

É bom que se diga: a vice-prefeita Madalena Brito não cometeu crime eleitoral algum e se a pretensão era intimidá-la, o que se tem notícia é que encontra-se cada vez mais estimulada.

Não se pode deixar de registrar o apego dos nobres vereadores em relação à legalidade das licenças médicas da vereadora Luiza Margarida. Afinal, não faz muito tempo um vereador vivia ausente por problemas de saúde, e não foram só sessenta dias e mesmo assim não se tem notícia dos desdobramentos desse caso, e especificamente não vem ao caso se chegou a se licenciar do mandato, aí também já seria demais levando em consideração o suplente que iria assumir. Imaginem o esforço e o empenho dos nobres representantes do povo em dar um jeitinho que demonstram não estar dispostos a dar em relação a Luiza. Por que será?

O vereador e pré-candidato Luciano Pacheco recebeu em ato público (sem a invasão de Madalena) o apoio dos vereadores Joel Filho, Warley Amaral, Geraldo Vaz, Everaldo Lira e Dr. Iran, todos da base de sustentação do prefeito Zeca. Na ocasião o vereador Luciano disse que “até ontem a onça estava adormecida e o limite pra mim agora é o Céu”. Guardada as devidas proporções lembra um fato histórico, quando os japoneses atacaram a base americana de pearl harbor marcando a entrando dos Estados Unidos na 2ª Guerra. Na ocasião quando os japoneses comemoravam o feito, o comandante em chefe nipônico afirmou: “tudo que fizemos foi despertar um gigante adormecido”. Deixando de lado os fatos históricos o que muitos se perguntam é se o prefeito foi consultado ou se a base parlamentar com este gesto resolveu confrontá-lo. E os secretários também já podem tomar partido? Muitos acham que o prefeito Zeca a qualquer momento vai dar um freio de arrumação nesse imbróglio.

Mas a coisa não parece assim tão preocupante, mesmo porque o prefeito Zeca tem o controle absoluto do seu partido o PTB e estabeleceu como condição para o candidato receber o seu apoio a filiação ao partido o que tem que acontecer até o próximo dia 6 de outubro, conclui-se que nesse contexto que muito trovão é sinal de pouca chuva. A não ser que até a data limite a rebelião tome outra dimensão. Mas a pergunta que não quer calar é: alguém do grupo topa ser candidato sem o apoio do prefeito?

É fato público e notório que existe uma dimensão maior do poder executivo em especial sobre o legislativo. Quem não já ouviu falar em mensalão, mensalinho, carro agregado, salário cavalgado, benesses para votação, etc e tal. Mas em Arcoverde ao que parece está se cumprindo a teoria dos três poderes consagrada pelo pensador francês Montesquieu. Baseando-se na obra Política, do filósofo Aristóteles, e na obra Segundo Tratado do Governo Civil, publicada por John Locke, Montesquieu escreveu a obra O Espírito das Leis, traçando parâmetros fundamentais da organização política liberal. Não se pode deixar de reconhecer que é um avanço e exemplo para a política nacional.
OBS: ( Essa é a matéria que está causando caos em Arcoverde. )

Os pré-candidatos em campanha já articulam os seus coordenadores e nesse início o destaque vai para Nando da Retífica Arcoverde a frente das articulações do grupo de Wellington Araújo. Partiu de Nando a iniciativa da reunião com o segmento dos mecânicos e do setor de autopeças realizada no dia 25 de agosto com mais de 150 participantes. Com o sucesso da primeira, o comando da campanha de Wellington que além de Nando conta com o trabalho de Roberto Carlos Pacheco, Jaime Espósito, Paulo Araújo, José Araújo, Sérgio Franklin, Marco Pedrosa, Girlenildo da CDL, Nyl, Carlão da Casa de Peças, Airon do Posto Cruzeiro, Rômulo Cursino da Independente FM, Dr. Gildo Nery (Gildinho) dentre outros prepara reunião com destaque para os comerciários no dia 03 de setembro (sábado) no Democrático onde pretendem reunir mais de 500 pessoas. Segundo o convite o encontro é de avaliação da conjuntura política municipal. No encontro será formalizado o movimento jovem que promete muito barulho.

Dizem que existe a possibilidade do prefeito Zeca zerar o processo e apresentar um tercius. Será?

Com tanta efervescência política nas bandas da situação, pelo lado da oposição continuam a discutir o comando do PSB atualmente sob a direção de João Justino que mais uma vez confirmou que o candidato do grupo para 2012 sairá entre o próprio, os manos Julião e Israel Guerra, além de Eduíno Filho. Acontece que o PSB ao qual Julião é filiado, a nível municipal encontra-se fragmentado, pois com a simpatia de próceres do governo estadual o assessor da Casa Civil Rodrigo Bradley candidatíssimo a vereador em 2012 encontra-se na base do prefeito Zeca e quer o partido no governo, afinal, Zeca e Eduardo estão do mesmo lado e nada mais natural que a aliança se consolide através dos partidos PTB e PSB no município.

O parlamento nacional passa pelo seu pior momento com o descrédito generalizado do povo brasileiro. Não se vislumbra uma agenda positiva e em contrapartida os escândalos se sucedem, e o caso da absolvição da deputada Jaqueline Roriz que diante de provas contundentes e chocantes recebeu o perdão dos seus companheiros, presume-se, tão sujos quanto, não nos dá muita esperança para o futuro. Aqui cabe lembrar uma matéria divulgada na coluna do jornalista Ancelmo Góes no JC: um turista brasileiro na Argentina de forma aleatória ao pegar três táxis diferentes e em todas às vezes em que passou defronte ao Congresso Nacional mesmo sem fazer nenhum indagação ouviu de todos os taxistas a mesma expressão: casa de delinqüentes. E o jornalista arremata: é triste viver num país...você sabe.

Em especial através do trabalho incansável do COCAR, movimento nascido da necessidade de defender a cultura e as várias vertentes das manifestações populares de Arcoverde, dentre as conquistas ao longo dos anos cabe-nos fazer menção à realização do Festival Pernambuco Nação Cultural - FPNC na Região de Desenvolvimento do Sertão do Moxotó, no período de 15 a 19 de novembro de 2011, portanto, aqui em Arcoverde. Para quem não se lembra é uma derivação do Festival de Inverno nos moldes realizados em Garanhuns, Pesqueira e Triunfo. Que o COCAR continue assim firme na defesa dos interesses dos arcoverdenses e longe dos interesses partidários.

E por fim, mais uma informação aos eleitores sobre o calendário eleitoral de 2012, em especial sobre a divulgação das pesquisas eleitorais, a saber:
JANEIRO - DOMINGO, 1.1.2012

1. Data a partir da qual as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos ficam obrigadas a registrar, no juízo eleitoral competente para o registro das respectivas candidaturas, as informações previstas em lei e em instruções expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 33, caput e § 1º).
2. Data a partir da qual fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público Eleitoral poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa (Lei nº 9.504/1997, art.73, § 10).
3. Data a partir da qual ficam vedados os programas sociais executados por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por esse mantida, ainda que autorizados em lei ou em execução orçamentária no exercício anterior (Lei nº 9.504/1997, art. 73, § 11).

Em 07 de outubro divulgação da nova rodada de pesquisa IPEC/JORNAL PORTAL DO SERTÃO.


Postado: 14:45

One Response so far.

  1. A LIBERDADE DE IMPRENSA INCOMODAM ALGUNS POLÍTICOS DE ARCOVERDE

    O Jornal Portal do Sertão tem incomoda muitos políticos locais e não adere à opinião perfunctória das ruas ou ao populismo de gabinete de certos políticos. Somos porta-vozes daquilo que entendemos como “a” verdade e notícia. Talvez seja a nossa verdade, mas temos coragem de expô-la, de discuti-la com a sociedade. O Jornal Portal do Sertão tem sido alvo de comentários maléficos, de um pequeno grupo político inconformados com a dura e inarredável verdade, decidimos, logicamente, manter a tradicional linha de conduta – nunca dependemos das comprometedoras benesses de alguns vereadores, querer controlar a mídia é cercear a liberdade de expressão e de imprensa.

Leave a Reply