BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Eduardo inaugura hospital em Arcoverde



FOTOS: JORNAL PORTAL DO SERTÃO


Treze cidades do Sertão do Moxotó pernambucano passaram a contar com uma nova unidade médica pública especializada em vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e acidentes de motos. Nesta quinta-feira (08), o governador Eduardo Campos inaugurou o Centro de Reabilitação Mens Sana, da Fundação Terra, entidade ligada à Igreja e situada em Arcoverde, a 253,1 km da capital.






O Mens Sana receberá inicialmente R$ 50 mil mensais do Governo do Estado para a sua manutenção. Em seis meses, quando todos os serviços já estiverem normalizados, a estimativa é que o Estado dobre os recursos e passe a prover integralmente os gastos com o custeio do centro. “O Estado vai dar o exemplo financiando mais de 50% do centro e vamos convocar as prefeituras beneficiadas a ajudarem a manter essa unidade de saúde tão importante”, disse Eduardo, durante a inauguração.




Todos os atendimentos serão conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) visando beneficiar a população de baixa renda de Arcoverde e dos outros 13 municípios circunvizinhos. Igual parceria entre Estado e entidade católica acontece na cidade de Pesqueira, que antes recebia sozinha toda a demanda de pacientes com sequelas motoras.





Uma missa de ação de graças foi celebrada em comemoração aos 27 anos da Fundação Terra e a entrega do centro à população. Acompanhado da deputada Ana Arraes, do secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, e da primeira-dama, Renata Campos, Eduardo assistiu a cerimônia religiosa. Logo depois, visitou as instalações do centro médico.




Erguido numa área de 835 m2 e estruturado para atender uma média de 60 pessoas/dia, o centro dispõe de equipe médica nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. O prédio é dividido em dois pisos mais um ginásio terapêutico. No térreo estão os serviços de fisioterapia e reabilitação dos acidentados com seqüelas motoras e neurológicas, entre outras paralisias. Já no primeiro andar funciona o posto de saúde onde são realizados atendimentos ambulatoriais, vacinação e consultas odontológicas.






A dona de casa Maria de Lourdes Waldevino, 56, sofre com problemas de trauma ortopédicos há mais de oito anos. Ela realizava tratamento em uma clínica particular pago com a ajuda de parente e amigos. “Mesmo pagando caro a clínica não tem a estrutura que preciso para me tratar. Dificilmente consigo marcar as consultas e nem fazer os procedimentos necessários para obter resultados na fisioterapia, por exemplo. No Mens Sana tem equipamentos modernos e já estou encaminhada para ser atendida de graça”, comemorou.

Postado: 14:36

Leave a Reply