BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Segurança: Governo Presente chega ao interior do estado




Neste domingo (18), o governador Eduardo Campos subiu os 365 degraus da escadaria do Monte Bom Jesus, em Caruaru, para lançar a nova versão do programa Governo Presente. O objetivo é integrar ações permanentes de 15 secretarias, com foco nos segmentos sociais mais vulneráveis à violência e diminuir os índices de criminalidade nos pontos mais “quentes” do estado.

Implantado com sucesso no bairro de Santo Amaro no final de 2008 e transformado em Lei desde julho deste ano, o Governo Presente vai focar agora 65 bairros de 10 Áreas Integradas de Segurança (AIS) com o maior número de ocorrências. Cinco delas ficam no Recife e as outras ficam em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão e Petrolina.

“São áreas como esta, do Monte Bom Jesus, que tem menos de 2% da população e é responsável por quase 25% dos índices de violência de Caruaru. Selecionamos esses pontos mais críticos e queremos, até julho do próximo ano, aplicar a mesma política em todos eles”, disse Eduardo.





As ações dividem-se entre áreas como segurança, educação, saúde, empregabilidade, esportes, cultura e direitos humanos. “Esse programa é um canal direto entre sociedade e Governo, é um instrumento de aproximação”, explicou o secretário de Articulação Social e Regional, Sileno Guedes, coordenador geral do Governo Presente.

A primeira ação implantada no Monte já está sendo sentida pelos sete mil moradores do local: a implantação do 1° Comando Itinerante Integrado. Foram montados três contêineres que servem como salas de trabalho e abrigam 48 policiais civis e militares durante 24 horas por dia. O destacamento também conta com uma linha direta para que a população possa entrar em contato e informar ocorrências: o Disque Monte funciona no número 3701 1331.

“O Bom Jesus volta a se sentir cuidado. Vamos recompor esse belo ponto turístico que a cidade havia perdido. Vivemos isso em Santo Amaro, que em 2006 foi o bairro mais violento do estado. Reduzimos em quase 80% os números de homicídios naquele local. E vai acontecer o mesmo aqui”, frisou Eduardo.

O governador iniciou a subida de cerca de 600 metros por volta das 09h acompanhado pela primeira-dama, Renata Campos, pelo prefeito José Queiroz, diversos secretários estaduais e gestores municipais do Agreste pernambucano. No caminho, conversou com vários moradores que se mostraram bastante animados com a implantação do Programa. “Aqui ninguém subia nem de dia e nem de noite. Agora já mudou muito e vai melhorar ainda mais, tenho certeza”, afirmou o sapateiro Josafá Santos, 77, que mora no Bom Jesus desde a infância. “Só temos que agradecer e aproveitar essa nova fase”, completou Adriano José da Silva, 26, que trabalha com serviços gerais.

Postado: 19:48

Leave a Reply