BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Presidentes de tribunais participam de encontro em João Pessoa




Uma solenidade ocorrida na tarde da quinta-feira (13), no Auditório Desembargador Wilson Pessoa do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), marcou a abertura de dois eventos: a comemoração oficial do aniversário de 120 anos de instalação do TJPB e a instalação do 89º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de TJs do Brasil, que trouxe a Paraíba representantes de 27 tribunais, entre ele o chefe do Judiciário pernambucano, desembargador José Fernandes de Lemos. O encontro foi aberto pelo presidente do TJ da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, e pelo presidente do Colégio, desembargador Marcus Antônio de Souza Faver.

“Daqui a dois dias, o TJPB completa 120 anos e todos os representantes dos tribunais vieram abrilhantar esta comemoração, que retrata os avanços ao longo deste tempo. Logo que foi instalado, eram apenas seis desembargadores, julgando com papel e pena. Hoje, estamos investindo maciçamente na informática e na virtualização dos feitos, para que, ao final da minha gestão, pelo menos 80% dos processos físicos sejam apenas peças de museu”, disse o presidente da Corte paraibana. Ele falou, ainda, de projetos para 2012, como nomeação de novos servidores e juízes para acelerar os trabalhos processuais.

Por sua vez, o desembargador-presidente do Colégio, Marcus Faver, acrescentou que o Encontro de presidentes ganha uma importância maior devido às comemorações de aniversário do TJPB. Também adiantou que as trocas de experiências entre os estados na esfera judicial tornam a administração de cada tribunal mais eficaz, pois muitas práticas podem ser divulgadas e adaptadas.

O desembargador-presidente da Comissão Especial de 120 anos, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, apresentou a edição especial e histórica da Revista do Foro, elaborado com a contribuição de 15 ensaios escritos por desembargadores da ativa e aposentados. Na ocasião, lançou também o livro de sua autoria “Poder Judiciário: História da Comarca de Mamanguape”, uma pesquisa histórica, cuja edição foi dedicada ao aniversário da Corte paraibana.

Também foram distribuídas duas publicações: a 6ª edição do Informativo Judiciarius e a plaquete “Lei Maria da Penha – Do Papel para a Vida”, de iniciativa da Escola Superior da Magistratura (Esma), sob a atual administração do desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Após a solenidade, os membros do Colégio Permanente, magistrados e demais autoridades presentes visitaram o memorial nas dependências do Palácio da Justiça.

Os participantes do 89º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil se reúnem nesta sexta-feira (14), na sala de reuniões do Hotel Hardman, na Praia de Manaíra, para os trabalhos administrativos, conforme consta na programação do evento. Após o credenciamento até as 8h30, os desembargadores Abraham Lincoln e Marcus Faver abriram o encontro às 9h.

Agora à tarde, os trabalhos prosseguem com uma apresentação de vídeo, exposição e discussão de proposições e informes e realização de debates pelos presidentes dos tribunais.

Fonte: Comunicação TJPB
Postado: 13:00

Leave a Reply