BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Arcoverde mantém ritmo de crescimento segundo a Firjan. Saúde entre as melhores

Vista da cidade de Arcoverde





Os últimos números do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal confirma um constante e gradativo crescimento do município de Arcoverde. O município ocupa hoje a 19ª posição em Pernambuco com um índice de 0,6678, números referentes a 2009. Um dos pontos fortes foi sem dúvida a saúde, quando o município alcançou a classificação de alto desenvolvimento, com um índice de 0,8417, bem superior ao do Estado de Pernambuco que é de 0,7661. Em 2005, primeiro ano do Governo Zeca Cavalcanti ( 1º mandato ), o índice da saúde era de 0,7219. Um crescimento de 16,5% somente no tópico saúde. No total consolidado ( saúde, empregos e educação ) Arcoverde cresceu nos últimos 5 anos ( 2005/2009 ), mais de 14%. 

O grande diferencial de Arcoverde para outras cidades da região, é que o município vem mantendo sempre um ritmo permanente de crescimento que a cada ano se consolida e cria raízes. Diferente de algumas cidades que vivem alguns “booms” de empregos temporários devido às grandes obras federais. Obras essas que já estão chegando por aqui, como é o caso da Transnordestina.

 Na saúde, além dos investimentos privados, com o surgimento de clínicas e outros equipamentos, o setor do município também foi amplamente reforçado com a implantação de 7 novos PSFs, redução da mortalidade infantil, implantação dos centros de especialidades médicas e odontológicas, abertura da Policlínica Dr. Paulo Rabello na Boa Esperança, contratação de médicos, ampliação do PACS, forte combate a dengue e implantação do NASF, além de outros equipamentos como o Caps, Laboratório de Análises Médicas e o Centro de Saúde da Mulher. Investimentos que segundo o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) serão ampliados nestes próximos dois anos com a implantação da 2ª Policlínica no Bairro do São Cristóvão e a recente inauguração do Centro de Fisioterapia Dr. Luiz Coelho Filho. Na lista ainda a instalação de uma UPA no bairro da Boa Vista/Cohab I. Neste setor de saúde, Arcoverde faz parte dos 13% dos municípios brasileiros considerados de alto desenvolvimento, ocupando o 5º lugar em Pernambuco, atrás apenas de Moreno, Camaragibe, Itapetim e Fernando de Noronha. Recife vem em 8º, Caruaru em 10º, Garanhuns em 60º, Sertania em 158º, Serra Talhada em 159º .

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.
 
Fonte: Arcoverdedetodos
Postado; 13:56

Leave a Reply