BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Programa Mãe Coruja chega a mais oito municípios pernambucanos



O Programa Mãe Coruja Pernambucana dá mais um importante passo no enfrentamento à mortalidade materno e infantil no estado. Oito novos municípios vão receber o programa, que passa a atender 103 cidades pernambucanas. O anúncio foi feito nesta terça-feira (08), pelo governador Eduardo Campos, durante café da manhã no Palácio do Campo das Princesas com secretários das oito pastas envolvidas diretamente no programa, prefeitos dos municípios e gestores das Gerências Regionais (Geres).

Escolhidos por apresentarem coeficiente de mortalidade infantil superior a 25 óbitos para cada mil crianças nascidas vivas, os municípios de Casinhas, Condado, São Vicente Ferrer, Jaqueira, Riacho das Almas, Mirandiba,Terra Nova e Iguaracy serão contemplados com o Canto Mãe Coruja, que atenderá cerca de 2.500 mulheres dessas regiões. O Prefeito de Iguaracy, município do Sertão do Pajeú, Albérico Nunes, comemorou a chegada do programa. “Agora podemos contar com um reforço significativo no enfrentamento a esse problema. Esperamos em breve sair da lista dessa triste estatística”.

Além da redução nos índices, o governador destacou que o programa promove uma transformação social. “Estamos fazendo uma ação que vai ser sentida daqui a 20 anos. Ao cuidar dessas mães e crianças não precisaremos investir no futuro em ‘pulseiras’ que custam R$600”, argumentou Eduardo se referindo ao investimento do governo no sistema de monitoramento de presos em regime semi-aberto anunciado na última segunda (07).

Ao dar as boas vidas aos gestores dos municípios que vão receber o Programa, Eduardo salientou a importância do envolvimento e compromisso de cada um. “Ou vocês nos ajudam ou, por mais boa vontade que nós tenhamos, o poder público não conseguirá chegar aos lugares mais inacessíveis. Precisamos que vocês entendam o tamanho dessa missão”, advertiu.

Durante os meses de novembro e dezembro, as Gerências Regionais dos municípios receberão capacitação nas áreas de atenção primária, administrativa, financeira, saúde, educação, entre outras. A expectativa é de que os Cantos Mãe Coruja estejam à disposição da população a partir de janeiro de 2012.

Atualmente, o Programa tem 64.310 mulheres cadastradas e realiza o acompanhamento de 27.100 crianças. Desde a implantação do programa em 2008, Pernambuco contabiliza redução de 10% nos índices de mortalidade materno-infantil. Entretanto, há regiões que obtiveram resultados acima da média, como a Gere de Ouricuri e a de Petrolina que apresentaram, respectivamente, redução de 22% e 20,9%.

SELEÇÃO - Nesta sexta-feira (11), será publicado o edital para contratação de duas vagas na coordenação no Canto Mãe Coruja de cada um dos oito municípios. Poderão concorrer às vagas profissionais de nível superior com perfil de gestão e monitoramento. O edital com os detalhes da seleção estará disponível no site da Secretaria de Saúde - www.saude.pe.gov.br.

Postado: 18:43

Leave a Reply