BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

REVITALIZAÇÃO DA CULTURA DO ALGODÃO EM PERNAMBUCO




 O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, participa, nesta sexta-feira (04/11), em Surubim, Agreste Setentrional, de um Dia de Campo sobre cultura do Algodão. A produção algodoeira foi alvo de R$ 1,2 milhão em investimentos, beneficiando 980 agricultores em 16 municípios, apenas este ano. Tendo em vista a importância econômica do algodão para a região, o Governo do Estado iniciou, em maio, um trabalho revitalização da cultura, com a distribuição de sementes geneticamente melhoradas, preparo de solo e assistência técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Com 16 municípios envolvidos - Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, Glória do Goitá, João Alfredo, Limoeiro, Orobó, Passira, Santa Maria do Cambucá, Salgadinho, Surubim, Taquaritinga do Norte, Vertentes e Vertentes do Lério - e 700 hectares arados a pluma do algodão será beneficiada em duas usinas localizadas em Surubim e Cumaru. A comercialização, a preços de mercado, foi garantida por meio de um convênio assinado entre a Secretaria de Agricultura e o Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral e de Malharia (Sinditextil-PE)

O secretário Ranilson Ramos explicou que a separar da pluma da semente, realizada em duas usinas de beneficiamento, agregará até 40% a mais no valor do produto. “Esta primeira experiência demonstrou que poderemos suprir, sem dificuldade, a demanda das 117 indústrias têxteis instaladas em Pernambuco, estimadas entre 35 a 40 mil toneladas por ano”, destacou.

O Dia de Campo sobre a Cadeia Produtiva do Algodão receberá agricultores, presidentes de sindicatos rurais e representantes políticos dos 16 municípios beneficiados pela retomada da cultura. A ação de caráter educativo será realizada em Furnas, município de Surubim, a partir das 9h.  


Postado: 20:47

Leave a Reply