BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Programa Travessia reduziu em 30% defasagem no ensino médio



O domingo (04) foi de emoção para 42.500 estudantes pernambucanos da rede pública de ensino que concluíram o Programa Travessia. Cerca de 30 mil deles lotaram o pavilhão do Centro de Convenções para comemorar a conquista do diploma e dar início à uma nova vida, cheia de perspectivas.

A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Campos, da primeira dama, Renata Campos; do secretário de Educação, Anderson Gomes; do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho e do vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho. A apresentação ficou por conta da atriz Paola de Oliveira e do ator Joaquim Lopes.

O Travessia é uma parceria do Governo do Estado com a Fundação Roberto Marinho e está presente em quase 100% dos municípios pernambucanos. Desde que foi lançado, em 2007, o programa conseguiu formar mais de 127 mil estudantes e reduzir em um terço o índice de alunos com defasagem idade-série no ensino médio.  Em 2011, o reforço escolar estreou no ensino fundamental, cuja distorção caiu dos 65% para 37%.

“O Travessia é um programa importante, porque muda a vida das pessoas para melhor”, disse o governador. “Até 2014 teremos a maior redução no descasamento idade-série do país”, cravou.

Para a oradora das turmas do fundamental, Cecília de Paula Oliveira, 16, é hora de retomar os planos profissionais. “O horizonte se abre a todos os que acreditam na educação. O Travessia serviu para expandir nossa visão do futuro”, declarou. Ítalo Gabriel, 16, estava feliz para continuar os estudos. “Quero estudar Rede de Computadores e tinha parado meus estudos na 7ª do fundamental. Hoje, depois de um ano de estudos, consegui recuperar o tempo perdido”, disse Gabriel, que mora em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes. Camila Silva, 20, conseguiu terminar o médio e já fez vestibular este ano. “Fiz boas provas e estou ansiosa para começar o curso de Gastronomia ano que vem”, frisou. 

 Atualmente, o Travessia adota o Telecurso®, curso que propõe uma aprendizagem contextualizada e autônoma, valorizando a cultura nacional e local. As aulas são presenciais e à distância, com a utilização de um material de apoio elaborado especialmente para o programa. A metodologia é utilizada em quase 600 escolas da rede pública, em 2.189 salas de aula das 17 regionais do estado.

Postado: 21:04

Leave a Reply