BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Alagoinha tem imóveis à prova de terremotos

MORADIAS foram entregues à população atingida por tremores
em 2010 (Foto: Cehanb/Divulgação)


Quase dois anos depois que uma sequência de terremotos assustou a população de Alagoinha, no Agreste do Estado, famílias que perderam suas casas receberam novas moradias. E com um motivo a mais para comemorar: o fato de que os imóveis são à prova de tremores de terra. Durante a construção de cada habitação foi colocado um equipamento que permite que o concreto tenha mais dilatação, evitando danos na estrutura de alvenaria em caso de tremores.

Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), que coordenou a construção das casas, elaborou um projeto específico para a área e cada imóvel, que tem, agora, uma espécie de “junta” instalada  na estrutura para dar certa mobilidade ao concreto. Além disso, a fundação das casas contou com um reforço, sendo erguida em concreto armado e ferro. As habitações têm dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço externa.

Os novos imóveis foram construídos no mesmo local onde ficavam as antigas ca­sas, que sofreram danos estruturais e tiveram que ser demolidas. As habitações foram entregues no final de dezembro de 2011 e tiveram um investimento de R$ 1,5 milhão, repassado pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). O Estado também deu uma contrapartida. Para Romildo Gouveia o momento foi histórico. “Agora eu tenho uma casa nova e bonita, bem diferente da antiga, que era precária e sem alicerce”, agradeceu ele, que trabalhou como um dos pedreiros da obra.

O antigo posto médico Manoel Izidório Sobrinho, que foi atingido pelos tremores, foi reconstruído. São dois consultórios, sala de primeiro socorros (curativos), banheiros, recepção, copa e área administrativa. “Há um ano, essas ca­sas estavam sendo demolidas. É bom escutar que, a partir de agora, elas estão vivendo uma vida nova, com uma casa nova, com qualidade e estrutura básica”, ressaltou o presidente da Cehab, Nilton Mota.

Em 2010, a cidade de Alagoinha sofreu com 47 tremores, que tiveram entre 1,8 e 3,2 graus na escala Richter, durante três dias. Os abalos destruíram 27 casas.

Postado: 13:07

Leave a Reply